"Maria Fernanda, Parabéns!!! Trabalho muito bem apresentado, tema de extrema relevância. Gostaria de saber se, na sua opinião, a mercantilização do corpo atingiria mais facilmente classes sociais, gêneros, e culturas específicas? Muito Obrigada!!!"
Enviada em 29/10/2021 às 14:52:04 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"Oii, muito obrigada!!!
Acredito que isso depende muito, não só dos aspectos do ambiente, como os citados por você, mas também do sujeito. Mas, se lançar um olhar mais generalista, poderia dizer que sim. Vamos pensar em um exemplo, certo?
As propagandas relacionadas a beleza são mais direcionadas a mulheres, não sei se irá concordar comigo, mas é uma percepção que tenho. São perfumes, acessórios, roupas, sapatos, maquiagem, tudo isso direcionado ao gênero feminino. Então claramente, entre mulheres que assistem a essas propagandas, e homens que assistem as mesmas, são as mulheres que estão mais propensas a comprarem os produtos, até porque eles foram direcionados a elas.
Pensando em classes sociais, podemos dizer que há uma classe hegemônica, que impõe um padrão para as outras. Então, acaba sendo pregado socialmente que por exemplo, se você tem determinada bolsa, você é uma pessoa bela, estilosa, elegante... Mas se você tem uma que é considerada por essa mesma classe hegemônica como "inferior", você também recebe julgamentos por isso. Podem te dizer que você está fora da moda, que sua bolsa é ridícula, entre tantas outras coisas. E dependendo da sua forma de subjetivação, você vai acreditar nisso, e na primeira oportunidade que tiver, vai gastar todo o seu dinheiro para ter uma bolsa melhor, para se sentir legitimado.
Em relação a cultura, é muito mais evidente essa percepção, porque se no Brasil, culturalmente foi construído que homens não podem usar vestido, e um homem sair de vestido na rua, ele instantaneamente vai receber olhares de estranheza. E mais uma vez, dependendo da forma como ele se construiu enquanto sujeito, pode ou não deixar de usar vestidos por conta desses olhares."
Respondida em 29/10/2021 às 19:05:59 horas.