"Gostaria primeiramente de parabenizá-lo pela apresentação e relatar que durante a explanação o uso de figuras anatômicas seriam facilitadoras para uma melhor compreensão do tema.
1) Para a metodologia do trabalho, acredito que foi utilizada algumas bases de dados. Como foi feito esse levantamento.
2) Quais os riscos da cirurgia de craniossinostose?
3) Pode ocorrer o aparecimento tardio de crianças com craniossinostose? Ela pode ser confundida com alguma outra patologia?
4) Algumas crianças nascem com a fontanela fechada. Esse fechamento pode ser caracterizado como uma craniossinostose?
5) Em casos de suspeita ou dúvida diagnóstica, qual o exame mais indicado."
Enviada em 28/10/2021 às 13:51:42 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"Olá, boa tarde! Muito obrigado pela devolutiva. Como representante de nosso grupo, fico feliz que possa estar nos prestigiando! Espero que possamos estar sanando todas as suas dúvidas. Em primeiro lugar, muito obrigado pela sugestão de imagens, utilizaremos como recurso para eventuais outros artigos. Em segundo lugar, respondendo seus questionamentos: ´´1) Para a metodologia do trabalho, acredito que foi utilizada algumas bases de dados. Como foi feito esse levantamento´´. Sim, utilizamos como recurso para prospecção de dados o PUBMED, que é a maior plataforma online utlizada como ferramenta de busca de informações científicas. O levantamento de dados foi feito através da prospeção de dados utilizando como palavras chaves: Craniossinostose, Suturas Cranianas e Estenose Calvária; ´´2) Quais os riscos da cirurgia de craniossinostose´´. Durante nosso levantamento bibliográfico à despeito do tema, não encontramos nada relativo aos riscos da cirurgia. ? ´´3) Pode ocorrer o aparecimento tardio de crianças com craniossinostose?´´. Não, pelo fato de ser uma patologia congênita, onde, há uma mal formação genética, levando à alterações que surgem durante a formação do feto. Além disso, as suturas cranianas possuem um tempo determinado para que se fechem e seja substituído o tecido cartilaginoso, por tecido ósseo. Portanto, é uma condição que se manifesta muito cedo. ´´Ela pode ser confundida com alguma outra patologia?´´. Sim, ela pode ser confundida com demais outras alterações relacionadas ao desenvolvimento ósseo que possa vir há levar malformações estruturais, anatômicas e fisiólogicas. ´´4) Algumas crianças nascem com a fontanela fechada. Esse fechamento pode ser caracterizado como uma craniossinostose?´´ Sim, seria caracterizado pela craniossinostose, tendo em vista que, por definição, a cranioestenose ou craniossinostose é a fusão prematura de uma ou mais suturas cranianas. A forma do crânio se modifica, obedecendo a regra de que o impedimento do crescimento normal no sentido perpendicular à sutura, determinará crescimento compensatório em sentido paralelo à sutura fechada. Não só os ossos da calota craniana se modificam, podendo ocorrer alterações em ossos da base e da porção média do crânio, resultando em hipotelorismo, fossa anterior pequena, órbitas rasas, deslocamento do osso petroso e diminuição do espaço nasofaríngeo 1. ´´5) Em casos de suspeita ou dúvida diagnóstica, qual o exame mais indicado." O exame mais indicado seria a ultrassonografia transfontanela e de suturas, o pode identificar qualquer alteração que necessite posterior avaliação pela neurocirurgia. "
Respondida em 28/10/2021 às 18:39:44 horas.