3.1.7.4    INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E SAÚDE MENTAL DO PROFESSOR COMO FOCO DE INTERVENÇÕES COM PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA  



Autores: AMANDA CAROLINE PERING, GRACIANE BARBOZA DA SILVA, THAIS CRISTINA GUTSTEIN NAZAR




   Download do Resumo Expandido   

 

Comentários:




AVALIADOR DO PÔSTER VÍDEO:

"Parabenizo pelo trabalho. A realização de eventos como este, proporciona tal interação, professor-aluno? É possível afirmar que o período de pandemia agravou esta relação professor-aluno? Se sim, o que fazer para superar esta realidade?"

Enviada em 29/10/2021 às 10:12:20 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada! Muitas variáveis estão envolvidas nesse processo de interação professor-aluno. Precisar que a pandemia agravou essa relação seria algo mais complexo, tendo em vista o contexto de adaptação de cada núcleo escolar, porém, algo que tem sido confirmado por alguns estudos na área, é que houve sim uma ressignificação dessa relação. Se essa ressignificação é positiva ou negativa, vai depender de como o agente educador tem sido visto, pensado e preparado para atuar nesse novo contexto. A saúde mental do professor é uma variável que pode ser pensada, por exemplo, no sentido de que o momento atual é gerador de estresse, de cobrança para com o professor, de adaptações a essa nova modalidade que inclui o uso de tecnologias, e também da alta demanda por parte dos alunos... Então é válido a gente pensar, em que condições esse professor tem dado aula? Ele tem recebido o suporte necessário da escola? Como ele tem lidado com as mudanças necessárias para esse momento? Se for uma atuação permeada por estresse do profissional, por uma demanda excessiva e falta de suporte escolar, isso vai modificar a atuação do professor em sala de aula, influenciando, sim, de forma negativa na relação com os seus alunos. Eventos como esse são importantes no sentido de ampliar a possibilidade de informação, de disseminar o conhecimento científico acerca do tema, e apontar novas possibilidades, novos rumos, para a pesquisa, mas de forma geral, acredito que o poder de superação desse contexto pandêmico e de promoção de interação professor-aluno efetiva, está na prática interventiva e na instrumentalização do professor, ou seja, acolher as demandas dele e oportunizar a ele um referencial teórico e técnico que possibilite a ele compreender novas formas de acolher as demandas dos alunos e de gerenciar sua sala de aula, seja de forma presencial ou remota. Espero ter conseguido sanar suas dúvidas. Estarei à disposição!"

Respondida em 29/10/2021 às 12:00:08 horas.




ALINE PERIN PADILHA

"Parabéns pelo ótimo trabalho!"

Enviada em 29/10/2021 às 10:36:06 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada, Ana!"

Respondida em 29/10/2021 às 11:00:05 horas.




JULIA BEATRIZ PINTO ARAUJO

"Parabéns pela apresentação! Tema muito importante, pouco explorado e debatido. A saúde mental de professores é muito negligenciada, infelizmente."

Enviada em 29/10/2021 às 08:52:31 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada, Julia! Exatamente, e se compararmos as pesquisas científicas nacionais e internacionais sobre o tema, esse déficit é ainda mais visível, infelizmente. "

Respondida em 29/10/2021 às 09:26:06 horas.




Suelen Manoel Favero

"Ótimo trabalho, parabéns."

Enviada em 29/10/2021 às 08:16:39 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada, Suelen!"

Respondida em 29/10/2021 às 08:30:57 horas.




ISABELA SANTOS MENDONCA

"Muito interessante!"

Enviada em 28/10/2021 às 16:58:49 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada Isabela!"

Respondida em 28/10/2021 às 17:12:13 horas.




GRACIANE BARBOZA DA SILVA

"Que orgulho dessa parceria :)"

Enviada em 28/10/2021 às 16:51:27 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito feliz por ter feito parte dessa pesquisa prof!"

Respondida em 28/10/2021 às 17:11:56 horas.




DEBORAH ALANA GIROTTO

"Parabéns minha amiga Amanda! Tema e pesquisa muito interessantes, visto que essa interação é de extrema relevância para o desenvolvimento e benefício de ambos!"

Enviada em 28/10/2021 às 10:56:33 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada Déh! E obrigada pelas suas considerações!"

Respondida em 28/10/2021 às 10:59:44 horas.




THAIS CRISTINA GUTSTEIN NAZAR

"Parabéns, Amanda. Feliz e orgulhosa pelo seu trabalho!"

Enviada em 28/10/2021 às 10:45:20 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada, prof, por tudo! Extremamente feliz por ter feito parte desse projeto!"

Respondida em 28/10/2021 às 10:52:43 horas.




JULIANA MULLER RIOS

"Tema extremamente relevante, parabéns minha colega de pesquisa!"

Enviada em 28/10/2021 às 10:21:23 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada Ju! "

Respondida em 28/10/2021 às 10:52:06 horas.




ANA LAURA BENETATI ROCHA

"Parabéns pela apresentação, pensar na interação professor-aluno é de extrema importância, visto que tal relação irá dizer muito sobre o processo de ensino e aprendizagem."

Enviada em 28/10/2021 às 09:49:31 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada, Ana, e obrigada pelas suas considerações! É exatamente isso!"

Respondida em 28/10/2021 às 09:56:02 horas.




BIANCA VERONA MATTANA

"Parabéns pelo trabalho! Pensar nessa interação professor-aluno e realizar intervenções que fortaleçam esse laço com certeza pode trazer benefícios para o processo de aprendizagem e de socialização da criança."

Enviada em 28/10/2021 às 09:04:57 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada, Bianca! Concordo! Precisamos difundir cada vez mais o tema, principalmente no cenário da pesquisa científica nacional."

Respondida em 28/10/2021 às 09:30:18 horas.




JESSICA RODRIGUES DOS SANTOS

"Parabéns pelo trabalho. Assunto muito interessante! ;)"

Enviada em 28/10/2021 às 08:13:57 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada, Jessica!"

Respondida em 28/10/2021 às 08:41:26 horas.




 
© V CICTI e XX EAIC