"Boa tarde,
é evidenciado que quando é feito a coleta e a refrigeração adequada dos ovos, estes apresentam características físico químicas elevadas. Poderia me esclarecer quais seriam essas características elevadas em comparação aos ovos que não passam pelo mesmo protocolo?
E quanto as possíveis infecções, a produtividade supera os custos para que o produtor invista nos tratamentos infecciosos?
Obrigada!"
Enviada em 28/10/2021 às 13:29:09 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"Boa tarde, os ovos armazenados em temperatura ambiente apresentam perda de viabilidade aos 15 dias de estocagem, já os ovos armazenados em geladeira apresentam perda de viabilidade com 25 dias de estocagem. O nível de colesterol aumenta nos ovos de acordo com a temperatura e com o tempo de armazenamento, à temperatura ambiente aumentam após 10 dias; refrigerados aumentam após 20 dias.
A temperatura elevada (ambiente) durante a estocagem determina redução na qualidade da ovalbumina, estando associada à perda de água e dióxido de carbono durante a estocagem em função da aceleração das reações que levam a degradação da estrutura da proteína presente no albúmen denso. Ovos refrigerados atua positivamente evitando a perda de umidade.
Para as possíveis infecções devem tomar medidas como práticas de controle de saúde com aplicação de biossegurança, vacinação e enriquecimento ambiental, assim como no sistema convencional. A produtividade supera os custos, pois a criação alternativa está em expansão e há grande procura por grandes empresas de ovos provenientes de galinhas livres de gaiolas.
"
Respondida em 29/10/2021 às 14:19:27 horas.