"Como você avalia a importância do papel do enfermeiro frente as orientações ao paciente acometido com COVID e quais orientações realizadas com o familiar."
Enviada em 28/10/2021 às 11:58:48 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"A enfermagem atua desde a promoção à saúde, no que se refere a evitar e orientar como se evita a doença. No campo dos cuidados ao paciente, está na linha de frente nos três níveis de atenção. A abrangência do paciente que se encontra acometido pela COVID-19 vai além do comprometimento do corpo, por ser uma doença de alta letalidade ela acaba por comprometer também a saúde mental do mesmo. Assim o enfermeiro, por estar em constante contato com o paciente, deve ofertar cuidados de confiança e segurança para com o paciente infectado, auxiliando na percepção e detecção de mudanças corporais que moldam a doença, nas mudanças psíquicas que a doença podem acarretar, porque a enfermagem ao olhar um paciente deve enxergá-lo de formar holística, ofertando cuidados para plena saúde, envolvendo a saúde física e mental.
As orientações realizadas para os familiares englobam o fortalecimento de laços familiares, sem que haja o descumprimento das medidas de prevenção da doença, por meio das mídias sociais, estando o paciente em internação ou isolamento em domicílio, compreendendo que a família é um fator determinante para a saúde mental dos enfermos. É importante que o profissional de enfermagem estabeleça também uma relação de confiança com a família, através do diálogo, onde pode ser feita a troca de informações do estado do paciente, a fim de diminuir os anseios dos familiares em relação a doença."
Respondida em 28/10/2021 às 13:49:29 horas.