"Bom dia! Tudo bem? Tenho algumas perguntas referente ao tema do vídeo;
Quais os danos que pode ser deixado na vida da vítima com o ato da violência psicológica?
Caso a mulher não queira fazer uma denúncia contra o seu parceiro, o que pode ser feito? O que os profissionais podem fazer?
Existe algum estudo ou documento recente sobre violência psicológica em época de pandemia? E se na pamdemia essa violência teve aumento?"
Enviada em 28/10/2021 às 09:15:53 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"Sobre os danos, podemos pensar no que essa violência produzirá na vítima, além do rebaixamento da percepção e validação sobre si própria (autoestima), a violência psicológica pode ocasionar o desenvolvimento de quadros depressivos, apatia, insônia, perca de apetite, ansiedade e risco de ideações suicidas. Referente a denuncia, enquanto profissionais psicólogas, cabe a nós realizar o acolhimento, dando suporte a vítima (que não necessariamente será uma mulher) para que ela entenda o que vem acontecendo dentro da relação com seu/sua parceiro (a), além de criar com essa pessoa redes de apoio, para que que ela se fortalecer, e quem sabe posteriormente realizar a denúncia, visto que muitas vítimas não denunciam por não saber o que fazer após essa denúncia, ou por medo da reação do parceiro, e nessa perspectiva o profissional irá auxilia-lá a lidar com essas questões que vem aterrorizando seus viveres. Sobre a pandemia eu não tenho nenhum estudo para indiciar, mas acredito houve sim um aumento dos casos de violência tanto psicológica quanto física, considerando que as pessoas passaram a ficar mais reclusas em seus lares."
Respondida em 28/10/2021 às 09:43:07 horas.