VER TODOS OS TRABALHOS NESSA ÁREA

Educação


3.1.3.48    A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR E O SEU DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL  



Autores: PAULA REGINA DA SILVA SOUZA , ANY CAROLYNY KNUPP, DEBORA MARIA LIMA, ANA CAROLINA MOLINA PETINATI, VIVIANNE AUGUSTA PIRES




   Download do Resumo Expandido   

 

Comentários:




AVALIADOR DO PÔSTER VÍDEO:

"Parabéns"

Enviada em 29/10/2020 às 20:21:14 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada!!!"

Respondida em 30/10/2020 às 14:31:55 horas.




AVALIADOR JÚNIOR:

"Bom dia, o brincar é importante, mas as crianças estão cada vez mais utilizando tecnologias, como isso afeta o seu desenvolvimento?"

Enviada em 29/10/2020 às 10:24:01 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Olá! Boa tarde. O uso em excesso da tecnologia pode atrapalhar o desenvolvimento da criança, afetando a saúde mental, física e emocional, além de desencadear outros problemas como a ansiedade, dores de cabeça, dificuldade de socialização e principalmente transtorno de dependência da tela. Claro que a tecnologia também ajuda, tem os jogos e os desenhos educativos, e deveriam optar por esse, como jogos de memória e outros que testam sua criatividade, mas deve ser limitado. Por isso, é muito importante que os pais limitem o tempo de permanência no uso dos eletrônicos, sendo que o tempo indicado seria de no máximo, duas horas por dia."

Respondida em 29/10/2020 às 15:56:49 horas.




Gabriel Antonio Parra Valhejo

"Parabéns!!! Ótimo explicação!! Sem dúvida, o brincar faz a diferença na formação dos sujeitos."

Enviada em 30/10/2020 às 11:28:58 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada! Fico feliz que gostou. Sim, o brincar é mesmo uma ação transformadora."

Respondida em 30/10/2020 às 14:36:11 horas.




CINTHIA FERREIRA DOS SANTOS COSTA

"Ótimo trabalho, adorei o tema! Em relação ao brincar no desenvolvimento e aprendizagem, cite alguns prejuízos que possam ocorrer quando a criança é privada de brincar."

Enviada em 29/10/2020 às 18:05:21 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Olá, boa tarde! Muito obrigada Cinthia! Infelizmente isso não é algo que fica apenas no papel, muitas crianças realmente são privadas desse direito, seja por carência de recursos, ou por terem a agenda cheias de cursos e aulas, e acabam não tendo seu momento do brincar, estes fatores não deveriam ser ao extremo, e também, como vemos, as crianças não precisam de brinquedos caros ou bons para poderem brincar, a imaginação das crianças é imensa, e deveria ser expressada. A privação do brincar, afeta em muito o desenvolvimento da criança, ao romper a ligação das crianças com o ato de brincar, se perde a oportunidade de desenvolver o sistema cognitivo e motor das crianças, e isso inclui as relações sociais, sua autonomia, o autoconhecimento, a linguagem, a lidar com os conflitos, entre muitos outros benefícios que existem. É possível que esse desenvolvimento seja desenvolvido tardiamente na vida adulta, porém, é encontrado algumas dificuldades para isso. É diferente observar uma pessoa que teve sua infância de forma saudável de outra que teve sua infância totalmente frustrada. Por isso é importante e é um direito, que as crianças brinquem e exteriorizem sua criatividade. "

Respondida em 30/10/2020 às 14:52:31 horas.




MARIA DO CARMO DE O NOGUEIRA

"Parabéns Paula, muito boa sua explanação!!"

Enviada em 29/10/2020 às 14:34:58 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada!!! Fico muito feliz que tenha gostado."

Respondida em 29/10/2020 às 15:57:34 horas.




BEATRIZ MARIA ZUCARELLI VOSS

"Boa tarde, excelente trabalho Paula! De quais maneiras nos professores podemos tornar esse brincar ainda mais rico para as crianças?"

Enviada em 29/10/2020 às 13:08:54 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Olá. Boa tarde. Muito obrigada! Fico feliz que gostou. É primordial que o educador seja a favor do lúdico. O profissional precisa aumentar a criatividade, o entusiasmo, a alegria e observar as crianças no decorrer do brincar, seu papel é o de mediar o brincar e não exatamente de dirigir uma brincadeira, ora orienta e dirige as atividades lúdicas, ora coloca as crianças como responsáveis de suas próprias brincadeiras, sendo assim, o professor deve organizar e estruturar o espaço de forma a estimular na criança a vontade de brincar, de competir e cooperar. Portanto, o professor deve motivar a brincadeira de forma espontânea, de forma que surja na situação da aprendizagem."

Respondida em 29/10/2020 às 15:58:38 horas.




JOAO PEDRO ZULIANELLI BARDELA

"Muito bom. Se fosse para você indicar um dos fatores existentes, que coloca uma barreira na inserção do brincar dentro da escola, qual você apontaria?"

Enviada em 29/10/2020 às 12:26:54 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Olá João, muito obrigada! Sobre as barreiras na escola, realmente há algumas, que deveriam ser tratadas de forma a se extinguir. Posso citar como exemplo, sobre professores ou diretores que não são tão a favor do brincar, acham que brincadeira não é tão importante na alfabetização da criança, e acabam substituindo por outras atividades que para os educadores são mais importantes, pois muitos ainda acreditam que o brincar é apenas um simples passatempo, um lazer. Porém, como pudemos ver o brincar não é só questão de diversão, mas de aprendizagem e desenvolvimento. "

Respondida em 29/10/2020 às 15:59:34 horas.




JAIR RUZZENE JUNIOR

"Parabéns Paula ótimo trabalho , Na sua opinião qual a importância, do brincar no processo de ensino e aprendizagem?"

Enviada em 29/10/2020 às 11:17:31 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Olá. Muito obrigada, fico feliz que gostou. O brincar auxilia na aprendizagem fazendo com que as crianças criem conceitos, ideias, em que se possam construir, explorar e reinventar os saberes. Ao brincar a criança aprende a conhecer, a fazer, a conviver e a ser, favorecendo o desenvolvimento da autoconfiança, curiosidade, autonomia, linguagem e pensamento. Portanto, o brincar é uma intensa preparação para a vida, dentro dos mais diferentes módulos de ação. "

Respondida em 29/10/2020 às 16:01:41 horas.




RAILA APARECIDA XAVIER SILVA

"Ótimo trabalho, bem abordado e esclarecido, entre tanto, no momento em qual estamos vivenciando as brincadeiras são mais deixadas de lado do que o normal, por conta de aparelhos tecnológicos anteriormente, agora as crianças não possuem contato com seus amiguinhos, sucessivamente, deixando de efetivar brincadeiras, rotineiras que normalmente são agradáveis em grupos, quais sugestões, e mecanismos, que podem ser oferecidos, para o desenvolvimento do brincar em tempos de pandemia, para que não seja recorrido, aos meios tecnológicos em excesso de forma negativa, ocasionando o fracasso do desenvolvimento infantil, em seus aspectos cognitivos e habilidades do desenvolvimento, motor e social?"

Enviada em 29/10/2020 às 11:14:18 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Olá Raila, muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado. A preocupação da criança é brincar, e nesse tempo atual, os pais estão tendo de usar de sua criatividade juntos com elas, promovendo e incentivando a brincadeira, dar afeto, interagir. Claro que os pais não precisam estar a todo o tempo brincando com seus filhos, eles podem e devem incentivar que as crianças brinquem sozinhas, elas tem que ter um espaço para brincar, se divertir e aprender por conta própria, e isso sempre com supervisão. Como é um momento diferente para todos, é muito importante tentar ao máximo que puder, manter a rotina. Os pais também podem pedir para os filhos ajudarem mais nas tarefas domésticas e a cuidar dos bichos de estimação durante esse período de recolhimento, dentro da faixa etária de cada um. E para não depender das telas o tempo todo, os pais podem estimular a criança a criar seus próprios jogos, um jogo de tabuleiro, ou brincar de escolinha, montar um quebra-cabeças com muitas peças, que dure vários dias para completar, brincar de mímica: pode ser de desenho animado, filmes, animais etc., preparar uma caça ao tesouro, com pistas espalhadas pela casa, são coisas que tomam o tempo delas, e as crianças adoram inventar, vai estimular muito o desenvolvimento e a criatividade."

Respondida em 29/10/2020 às 16:02:45 horas.




LAURA VASCONCELOS

"Bom dia, primeiramente, parabéns pela excelente apresentação e pelo ilustre trabalho. Agora, ao seu ver como o brincar pode influenciar nas relações interpessoais dos alunos?"

Enviada em 29/10/2020 às 11:09:02 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Oi Laura, boa tarde. Fico feliz que tenha gostado. Muito obrigada!!! O brincar possibilita um bom relacionamento entre as pessoas, ele consegue ajudar a desenvolver suas habilidades, seus aspectos motores e sociais, assim como a compreensão ao próximo, a criança aprende formas de pensar diferentes da sua e outras culturas, o que é muito importante para interiorizar novos saberes."

Respondida em 29/10/2020 às 16:03:43 horas.




BRUNA RAFAELA DOS SANTOS GUERRA

"Parabéns Paula, ótimo trabalho!"

Enviada em 29/10/2020 às 10:16:44 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Olá Bruna, muito obrigada! Fico feliz que gostou."

Respondida em 29/10/2020 às 16:04:25 horas.




LAISA LIMA PERES

"Ótimo trabalho!"

Enviada em 29/10/2020 às 10:14:20 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Olá Laisa. Boa tarde! Muito obrigada! Fico feliz que gostou."

Respondida em 29/10/2020 às 16:04:59 horas.




ISABELLA SETTE BATISTA

"Bom dia Paula, adorei seu trabalho!"

Enviada em 29/10/2020 às 10:13:01 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Oi Isabella, boa tarde! Muito obrigada! Fico muito feliz que tenha gostado."

Respondida em 29/10/2020 às 16:05:42 horas.




GEOVANA APARECIDA SILVA AMORIM

"Parabéns, excelente tema e apresentação, acredito que seria de grande valia se todos entendessem como o brincar é importante no desenvolvimento das crianças."

Enviada em 29/10/2020 às 10:10:19 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Olá Geovana, muito obrigada. Fico feliz que gostou. Com certeza, faria uma enorme diferença, para melhor, no futuro delas. "

Respondida em 29/10/2020 às 16:07:28 horas.