© XIX Encontro Anual de Iniciação Científica da UNIPAR
TODAS AS ÁREAS     HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS     CIÊNCIAS HUMANAS    

Educação


Pesquise o trabalho






3.1.3.47    A BASE DO DIREITO À DIGNIDADE HUMANA


Autor: NORAYA SABRINA ROMERO




3.1.3.10    AS NOVAS POSSIBILIDADES DA BNCC PARA EDUCAÇÃO INFANTIL  


Autor: AUDREY BALAROTI




3.1.3.13    O PAPEL DA GESTÃO NA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)  


Autor: CAMILA BARROS CHAVES




3.1.3.35    A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO


Autor: LAISA LIMA PERES




3.1.3.33    INTELIGÊNCIA EMOCIONAL COMO RECURSO NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NA GESTÃO ESCOLAR


Autor: KAMILLA RODRIGUES DE SOUZA




3.1.3.17    AMBIVALÊNCIA DA MÍDIA: INFORMA OU DESINFORMA A POPULAÇÃO


Autor: DEBORA DE ALMEIDA DOS SANTOS




3.1.3.14    COR OU RAÇA: CLASSIFICAÇÃO


Autor: CINTHIA FERREIRA DOS SANTOS COSTA




3.1.3.15    O BRINCAR DE ONTEM E HOJE: UMA COMPARAÇÃO SOBRE A LUDICIDADE NA ESCOLA DO FINAL DO SÉCULO XX COM OS DIAS ATUAIS


Autor: CINTHIA FERREIRA DOS SANTOS COSTA




3.1.3.41    O USO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA  


Autor: Mariana Rodrigues




3.1.3.42    ENSINO HÍBRIDO: POTENCIAL E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA


Autor: Mariana Rodrigues




3.1.3.1    APLICABILIDADE E CONTRIBUIÇÕES DA ENTOMOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA  


Autor: Alex Junior Pietrobon




3.1.3.2    A HIDROPONIA COMO ELEMENTO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS  


Autor: Alex Junior Pietrobon




3.1.3.56    EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REALIDADE OU UTOPIA?  


Autor: Taiane Aparecida Ribeiro Nepomoceno




3.1.3.57    ECOPEDAGOGIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DE CIÊNCIAS: SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA EDUCATIVA  


Autor: Taiane Aparecida Ribeiro Nepomoceno




3.1.3.11    A PERSPECTIVA DE PIERRE BOURDIEU QUANTO ÀS DESIGUALDADES ESCOLARES ENTRE AS CLASSES SOCIAIS  


Autor: BEATRIZ MEDEIROS BAZANA




3.1.3.49    SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA: IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE ESCOLAR PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL  


Autor: RAIANE OLIVEIRA DA SILVA




3.1.3.50    EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA


Autor: RAIANE OLIVEIRA DA SILVA




3.1.3.27    BREVE ANÁLISE SOBRE NEGÓCIOS PROCESSUAIS TÍPICOS E ATÍPICOS  


Autor: HELOISA CRISTINA LUIZ CAPPELLARI




3.1.3.37    POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO PARANÁ NO PERÍODO 1946-1971: O COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR CLETO  


Autor: Letícia Rodrigues de Oliveira




3.1.3.30    EVASÃO E ABANDONO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL  


Autor: JESSICA PEREIRA BERTOLLI




3.1.3.44    FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA NO PERÍODO 2005-2012


Autor: Merilin do Amarante Lima




3.1.3.9    AUTODECLARAÇÃO ÉTNICO RACIAL NO ÚLTIMO CENSO NO BRASIL  


Autor: ARNALDO GOMES DO AMARAL




3.1.3.22    O BRINCAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO DE LITERATURA


Autor: Gabriel Antonio Parra Valhejo




3.1.3.38    OS IMPACTOS DA PANDEMIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA


Autor: LUANA LOPES STUGAL




3.1.3.40    A INSERÇÃO DE DIRETRIZES EDUCACIONAIS ACERCA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA  


Autor: MARIANA GOMES DE AZEVEDO




3.1.3.23    A EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES


Autor: Gabriel Antonio Parra Valhejo




3.1.3.46    HISTÓRICO DA CLASSIFICAÇÃO RACIAL NO BRASIL  


Autor: MILENA DE LIMA




3.1.3.58    TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E A INTERVENÇÃO (PSICO)PEDAGÓGICA PRECOCE: UMA ABORDAGEM NECESSÁRIA


Autor: THAIS RIBEIRO MARTINS




3.1.3.32    A PEDAGOGIA DE PROJETO E O CURRÍCULO ESCOLAR: FORMAÇÃO CIDADÃ  


Autor: JOICE FERNANDA SANTANA DOS SANTOS




3.1.3.36    AUTISMO - A INCLUSÃO NA ESCOLA


Autor: LAURA VASCONCELOS




3.1.3.53    PRÁTICAS EDUCATIVAS AMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL  


Autor: ROZILDA JOSE PEREIRA BERTOLLI




3.1.3.45    EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL


Autor: MIKAEL OTTO




3.1.3.52    O PAPEL DA ESCOLA PARA AFIRMAÇÃO DA AUTOIDENTIDADE E ENCORAJAMENTO PARA AUTODECLARAÇÃO


Autor: ROSANGELA BRESSAN BUOSI




3.1.3.24    O PAPEL DA MÚSICA NA ALFABETIZAÇÃO  


Autor: GABRYELLI DAYANNE DA SILVA




3.1.3.25    LIBERDADE E EDUCAÇÃO: CONTIBUIÇÕES DA FILOSOFIA SARTREANA PARA A EDUCAÇÃO


Autor: GABRYELLI DAYANNE DA SILVA




3.1.3.55    A ESCRITA ACADÊMICA: AS DIFICULDADES DOS UNIVERSITÁRIOS EM ELABORAR UM TEXTO CIENTÍFICO


Autor: SHEILA GONCALVES GOMES




3.1.3.18    FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA NA GESTÃO CÁSSIO TANIGUCHI (1997-2004)


Autor: Eduarda Venturini Câmara




3.1.3.31    O DESENVOLVIMIENTO HUMANO NA VISÃO DE MONTAIGNE


Autor: JOAO PEDRO ZULIANELLI BARDELA




3.1.3.7    OS AVANÇOS DA GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO  


Autor: ANDRESSA CAROLINE SANTOS DE SOUZA




3.1.3.28    BREVE ESTUDO SOBRE A RELATIVIZAÇÃO DA COISA JULGADA A LUZ DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL


Autor: HELOISA CRISTINA LUIZ CAPPELLARI




3.1.3.4    DIVERSIDADE, DIREITOS HUMANOS E GESTÃO: INCLUSÃO / EXCLUSÃO DE DIREITOS DA APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA E A AÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR


Autor: AMANDA DANTAS VIVI




3.1.3.43    CONCEITOS E PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO QUANTO A TRANSIÇÃO PARA O ENSINO SUPERIOR  


Autor: MARIVANE DE SOUZA MARTIN




3.1.3.19    A AUTODECLARAÇÃO NA CONVENÇÃO Nº169 DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (OIT)  


Autor: EMANUELLE TOTOLI DE OLIVEIRA




3.1.3.51    EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADES SOCIAIS: ARTICULAÇÕES PERTINENTES


Autor: RAILA APARECIDA XAVIER SILVA




3.1.3.3    HISTÓRIA DO ESTATUTO DE IGUALDADE RACIAL E A AUTODECLARAÇÃO NO ESTATUTO RACIAL


Autor: ALINE COUTINHO DA LUZ




3.1.3.20    A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES COGNITIVAS  


Autor: EMANUELLE TOTOLI DE OLIVEIRA




3.1.3.59    FONTES DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE GUAÍRA-PR (1954-1958): UM LEVANTAMENTO A PARTIR DAS PORTARIAS


Autor: WELLINGTON RAMOS DE CARVALHO




3.1.3.54    EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA  


Autor: SABRINA LOPES ALVES




3.1.3.21    FONTES DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE GUAÍRA-PR (1959-1962): UM LEVANTAMENTO A PARTIR DAS PORTARIAS  


Autor: ESTELLE JULI SANFELICE




3.1.3.5    GAMIFICAÇÃO: CONCEITO E CONCEPÇÕES DA APRENDIZAGEM ESCOLAR NA ATUALIDADE


Autor: ANA CAROLINA MOLINA PETINATI




3.1.3.29    AS DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA


Autor: JAIR RUZZENE JUNIOR




3.1.3.16    OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA PÚBLICA  


Autor: Cristina Ferreira Acencio




3.1.3.12    GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS


Autor: BIANCA GABRIELA DE SOUZA PRADO




3.1.3.6    FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR


Autor: ANDRE LUIS MAROSTICA FURTADO




3.1.3.8    A IMPORTÂNCIA DOS LIVROS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: OS LIVROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO 1 AO 5 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


Autor: ANDRESSA CAROLINE SANTOS DE SOUZA




3.1.3.26    FONTES DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE GUAÍRA-PR (1953 a 1962): UM LEVANTAMENTO A PARTIR DAS LEIS


Autor: GISELE HERNANDES DE MENDONCA




3.1.3.48    A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR E O SEU DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL  


Autor: PAULA REGINA DA SILVA SOUZA




3.1.3.39    FONTES DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE GUAÍRA-PR (1953-1962): UM LEVANTAMENTO A PARTIR DOS DECRETOS


Autor: LUCAS HENRIQUE DE FARIAS DA SILVA




3.1.3.34    O DESAFIO DA ESCOLA BÁSICA NA FORMAÇÃO LEITORA DO ALUNADO


Autor: KELLY BEATRIZ COSTA DOS ANJOS LIMEIRA