"Tema importante de ser debatido. Na sua opinião, por que a eutanásia deve ser considerada como um direito fundamental?"
Enviada em 29/10/2020 às 13:57:07 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"Boa tarde nobre colega, muito interessante a sua pergunta. Para salientar sua dúvida, cito a Ortotanásia que consiste em deixar a doença seguir seu curso natural, sendo esta um direito inerente a pessoa. Partindo deste norte, e tendo como pilar a Autonomia da Vontade e o princípio da Dignidade da pessoa humana, da mesma forma que o indivíduo enfermo pode escolher efetuar o tratamento de sua enfermidade, ou deixar seguir o curso natural da doença sem qualquer tratamento, também deve ser garantido a ele , já que a eutanásia é proibida, o direito de optar por cessar o seu sofrimento em momento que bem entender, desde que for pessoa plenamente capaz e dispondo de ao menos 2 laudos médicos comprovando tal enfermidade incurável e/ou enorme sofrimento.
Sendo assim, é muito delicado proibir sua prática sem analisar o Estado de Necessidade do paciente enfermo diante de enorme sofrimento, como citado o caso da atleta paraolímpica, que tomava morfina para poder treinar. Deste modo, sua felicidade estava diretamente condicionada a seu corpo, e o que tranquilizava a atleta, era que a qualquer momento ela poderia dar um basta no sofrimento e finalmente descansar em paz. "
Respondida em 29/10/2020 às 14:13:32 horas.