"Prezados Autores, cumpre salientar a excelência do trabalho e a grande relevância do tema posto em tela.
Trata-se de conflito entre dois direitos fundamentais da pessoa consagrados na constituição (vida e dignidade), quando da situação de estado terminativo, vegetativo ou dolorosa ao paciente ou seus familiares. Embora a vida deva ser tratada como bem máximo a ser tutelado, há de se sopesar e mitigar a indispobilidade de tal bem (vida) quando em caso de de situação indigna (fisica e mental) aos envolvidos. Deveras, discute-se. na verdade, o grau de intervenção do estado aos seus administrandos.
Visto isso, rassalta a enorme relevância do Trabalho.
Todavia, em que pese os esforços dos Autores, há de se apontar as seguintes falhas:
1- o título do trabalho é "EUTANÁSIA E ORTOTANÁSIA: A QUEM CABE O DIREITO DE DECIDIR?". Dá para se entender a discussão de que se cabe ao estado ou ao paciente, todavia, tal situação deveria ser mais evidenciada como ponto neural do trabalho.
2- o objetivo do trabalho seria analisar a DESCRIMINALIZAÇÃO da Eutanásia e Ortotanásia, todavia, creio que faltou maior atenção neste aspecto, eis que ausente a apresentação de projeto para descriminalizar/autorizar e etc.
3- denota-se do trabalho que se ficou "em cima do muro" tão somente exponto o entendimento atual do sistema brasileiro e outros entendimentos de diversos juristas. Acredito que faltou uma opinião mais pessoal com próprias palavras, bem como uma conclusão mais direta e certeira.
4- pequenos erros de virgulação e ausência de utilização de ferramentas gramaticais, como as aspas em alguns pontos, por exemplo.
5. por fim, quanto ao vídeo, verifica-se a leitura direta do roteiro e, vez ou outra, a perda do raciocínio. Minha dica é nao desejar proferir precisamente as palavras do roteiro (isto leva à vontade de olhar par ao texto), mas estudar, interpretar e aprender de fato sobre a matéria, e assim expor ao ouvinte de maneira fácil conforme sua propria explicação e jeito de ser.
No mais, ótimo trabalho! Sei que é um tema de grande discussão e o espaço ofertado limita a apresentação total das ideias que o tema clama.
Grato, André Mennocchi."
Enviada em 29/10/2020 às 16:52:04 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"Obrigada pelas ressalvas e elogios. Sempre em busca da melhora, grata!"
Respondida em 29/10/2020 às 16:59:25 horas.