VER TODOS OS TRABALHOS NESSA ÁREA

Educação


3.1.3.53    PRÁTICAS EDUCATIVAS AMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL  



Autores: ROZILDA JOSE PEREIRA BERTOLLI, CAROLINA AMARAL TAVARES




   Download do Resumo Expandido   

 

Comentários:




AVALIADOR DO PÔSTER VÍDEO:

"Olá Rozilda, seu trabalho foi muito bem desenvolvido e o tema é de suma importância, no entanto, poderia ter sido explorado o conceito de sujeito ecológico e a apresentação de práticas educativas, conforme o título. Quanto ao vídeo, você tem uma boa comunicação, mas pode aprimorar quanto ao domínio de conteúdo, sem que se prenda muito à leitura do assunto. Parabéns aos autores!"

Enviada em 29/10/2020 às 21:25:19 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Boa noite. Muito obrigada, por sua avaliação e seus apontamentos, realmente poderia ter detalhado mais sobre o assunto abordado. Todas as suas colocações são realmente importantes, para o meu crescimento intelectual e profissional. Grata."

Respondida em 29/10/2020 às 22:34:00 horas.




ROSEMARI APARECIDA PEDROSO SZEZERBATZ

"Olá Rozilda, parabéns pela participação no evento! Como desenvolver a compreensão do sujeito ecológico? Abraços..."

Enviada em 30/10/2020 às 11:29:48 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Professora Rosemari primeiramente obrigada pelo parabéns. Quanto a sua pergunta acredito que para desenvolver a compreensão do sujeito ecológico, deverá ser por meio da conscientização do mesmo. Mostrando à criança a importância do meio ambiente, usando de discursos e prática sobre os cuidados que devemos ter com nosso planeta, através ensino e aprendizagem sobre: Não jogar lixo no chão, a separação do lixo, o cuidado com a preservação da água, entre outros. Pois, são os ensinamento de hábitos saudáveis que vão moldando o sujeito, para que sejam seres conscientes, responsáveis, capazes de compreender a importância da preservação da natureza. Entretanto, nesta questão em especial, por se tratar de crianças da educação infantil, há necessidade de buscar essas metodologias de maneira simples e contextualizada , trabalhando a formação de valores, de forma significativa, devolvendo assim, o respeito ao outro e ao meio ambiente Sabendo ainda que a educação ambiental, deverá ser por etapas e de forma continuada""

Respondida em 30/10/2020 às 16:31:41 horas.




Mariana Rodrigues

"Parabéns, ótimo trabalho! É de extrema importância as práticas educativas ambientais desde a educação infantil, pois além de transmitir o conhecimento em uma metodologia ativa, contribuirá para a formação de um cidadão que protege e respeita a natureza!"

Enviada em 30/10/2020 às 00:42:27 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada Mariana"

Respondida em 30/10/2020 às 16:33:19 horas.




JESSICA PEREIRA BERTOLLI

"Parabéns! Ótima apresentação! Realmente, um tema bastante pertinente na nossa sociedade, precisamos ensinar desde pequenos o respeito com o meio ambiente (nossa casa)."

Enviada em 29/10/2020 às 14:28:08 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada, Jessica. Também compartilho de sua colocação."

Respondida em 29/10/2020 às 15:26:56 horas.




CAROLINA AMARAL TAVARES

"Parabéns pelo trabalho e apresentação! Você está desenvolvendo um excelente trabalho durante esse ano!"

Enviada em 29/10/2020 às 14:01:22 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

""Obrigada, professora Carolina. O desenvolvimento deste trabalho só foi possível graças as suas contribuições e orientações, deixo aqui os meus mais sinceros agradecimento.""

Respondida em 29/10/2020 às 15:27:38 horas.




VIVIANNE AUGUSTA PIRES

"Bom dia Rozilda Parabéns pelo trabalho! Gostaria de saber, que tipo de metodologia você aplicaria em uma turma de 4 anos, focando o meio ambiente como conteúdo principal no cotidiano da sala de aula?"

Enviada em 29/10/2020 às 11:31:16 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Boa tarde, Viviane. Primeiramente obrigada pela sua pergunta. Usaria metodologias ativas e concretas, através do cultivo de mini horta escolar, onde a criança estará participando da preparação da terra, do plantio e até mesmo da colheita, pois acredito que métodos do tipo “mão na massa” são instrumentos de aprendizagem muito eficazes, já que permitem ao aluno uma relação direta com o meio ambiente e trazem benefícios importantíssimos para o desenvolvimento da criança, tornando ecologicamente alfabetizadas."

Respondida em 29/10/2020 às 14:52:00 horas.




Taiane Aparecida Ribeiro Nepomoceno

"Parabéns! Além dos seus apontamentos, considerado importante que as práticas ambientais na educação infantil sejam realizadas cotidianamente, com base no seu contexto e naquilo que é de seu conhecimento. As práticas ambientais na educação infantil, também carecem estar pautadas em um bom planejamento e articulação com as diretrizes previstas para a etapa."

Enviada em 29/10/2020 às 09:55:47 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada, Tatiane. Realmente é muito importante sua colocação, como educadores devemos atentarmos, a todos os detalhes para a uma aprendizagem de forma ampla e completa."

Respondida em 29/10/2020 às 11:21:54 horas.




MIKAEL OTTO

"Bom dia, gostaria de parabenizar as autoras Rozilda José Pereira Bertolli e a Profª Drª Carolina Amaral Tavares pelo excelentíssimo trabalho. Parabéns pelo tema abordado e por elencar possíveis contribuições para melhor compreensão da Educação Ambiental no Ensino Infantil."

Enviada em 29/10/2020 às 09:42:26 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada, Mikael Otto."

Respondida em 29/10/2020 às 11:15:03 horas.