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Educação


3.1.3.58    TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E A INTERVENÇÃO (PSICO)PEDAGÓGICA PRECOCE: UMA ABORDAGEM NECESSÁRIA



Autores: THAIS RIBEIRO MARTINS, GEORGEANA RODRIGUES DINIZ, ANA PAULA APARECIDA DO AMARAL, LAURIENY PESOTI REI DE SOUZA, ROSANA VASCONCELOS VITO




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Comentários:




AVALIADOR DO PÔSTER VÍDEO:

"Parabéns pelo estudo! A temática de pesquisa sobre espectro autista se faz muito necessária para a promoção de seu debate, sobretudo, fonte para compreender melhor o assunto. A partir dela, é possível pensar em novos caminhos de soluções e devoluções para a sociedade."

Enviada em 29/10/2020 às 14:18:10 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada! Essa pesquisa está sendo muito rica para nossa formação. Pois apesar de existir políticas públicas voltada para a questão da inclusão escolar, sabemos que ainda ha muito o que fazer. Não basta que elas existam; é necessário que funcionem na prática viabilizando um trabalho de qualidade pra todos."

Respondida em 29/10/2020 às 16:45:48 horas.




KAMILLA RODRIGUES DE SOUZA

"Parabéns pela pesquisa, tema muito interessante e necessário!!"

Enviada em 30/10/2020 às 10:54:41 horas.




Letícia dos Santos Dias

"Sou acadêmica de Terapia Ocupacional, fiz estágio em clinica de desenvolvimento infantil e pude ver na prática a importância da intervenção precoce. Ainda não é algo muito falado, mas a temática é muito relevante. Parabéns pela pesquisa!"

Enviada em 29/10/2020 às 19:56:33 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Bom dia Letícia, muito obrigada pelo feedback."

Respondida em 30/10/2020 às 10:29:36 horas.




JOICE FERNANDA SANTANA DOS SANTOS

"Parabéns!! Excelente explicação de forma clara e objetiva."

Enviada em 29/10/2020 às 15:41:45 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada Joice, fico muito feliz que tenha gostado. "

Respondida em 29/10/2020 às 16:14:42 horas.




LAURIENY PESOTI REI DE SOUZA

""Parabéns Thais pelo assunto abordado, hoje em dia se faz necessário ter conhecimento sobre o TEA, pois cada dia mais as crianças estão sendo diagnosticadas, e nós como professores(as) devemos nos preparar para poder trabalhar com essas crianças de uma forma que consigamos atender as necessidades deles.""

Enviada em 29/10/2020 às 15:33:30 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada Laurieny! Exatamente, por esse motivo, ressalta-se a importância da intervenção precoce na obtenção de resultados significativos. "

Respondida em 29/10/2020 às 16:16:14 horas.




MARIA DO CARMO DE O NOGUEIRA

"Parabéns Thais, trabalho muito interessante é necessário para ampliarmos esta discussão na educação!! Muito orgulhosa de você!!!"

Enviada em 29/10/2020 às 15:26:40 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada Prof Nina, fico muito feliz que tenha gostado. "

Respondida em 29/10/2020 às 16:14:01 horas.




CAMILA BARROS CHAVES

"Você acha que as escolas estão preparadas para receber um aluno diagnosticado com TEA?"

Enviada em 29/10/2020 às 14:05:40 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Infelizmente muitas escolas de moto geral não estão preparadas para realmente incluir a criança e o jovem com autismo. Acredito que esse é um caminho longo para ser percorrido, muitas escolas e educadores que mesmo com os conhecimentos básicos, apresentam dificuldades em estabelecer ações diferenciadas ao aluno “autista”, pois existem diferenças fundamentais dentro dessa categoria. "

Respondida em 29/10/2020 às 16:08:53 horas.




AUDREY BALAROTI

"Você acha que o diagnóstico precoce irá auxiliar o aluno em atividades futuras?"

Enviada em 29/10/2020 às 10:56:05 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Sim, quanto mais precocemente uma criança é estimulada, melhores são os resultados a longo prazo. Assim sendo, quanto mais rápido os traços de TEA forem identificados, mais rapidamente será iniciada a estimulação e mais efetivos serão os ganhos no desenvolvimento neuropsicomotor. Na escola para assegurar um trabalho qualitativo, se faz necessário iniciar a abordagem desde a Educação Infantil, pois é nesta etapa que se principia o estímulo ao desenvolvimento das áreas cognitivas e psicomotoras da criança."

Respondida em 29/10/2020 às 12:12:08 horas.




GABRYELLI DAYANNE DA SILVA

"Ótimo trabalho Thais, é muito importante que sejam estimulados desde sempre, com que idade podemos começar a identificar características do TEA nas crianças na educação infantil?"

Enviada em 29/10/2020 às 09:53:52 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada! Sim, esses avanços nas estimulações ainda é um caminho grande para ser percorrido, por isso, solicita formação e comprometimento dos profissionais da educação. Segundo pesquisas, especialistas são capazes de diagnosticar os TEA por volta dos 2 anos de forma confiável e válida. Em nosso país, não existem estatísticas específicas, porém a nossa realidade é de diagnósticos e encaminhamento tardios destas crianças e suas famílias. No âmbito escolar não se tem uma idade exata, então logo nos anos inicias quando a criança chega na escola, o professor precisa olhar para as habilidades sociais da criança e ver se elas ficam aquém do seu potencial. "

Respondida em 29/10/2020 às 12:15:12 horas.




THAYNA SOLANGE CERRIALI

"Que trabalho interessante. Parabéns Thais!"

Enviada em 29/10/2020 às 09:38:27 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

""Obrigada! Fico feliz que tenha gostado. "

Respondida em 29/10/2020 às 11:27:06 horas.