VER TODOS OS TRABALHOS NESSA ÁREA

Educação


3.1.3.22    O BRINCAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO DE LITERATURA



Autores: Gabriel Antonio Parra Valhejo, LUCYELENA AMARAL PICELLI




   Download do Resumo Expandido   

 

Comentários:




AVALIADOR DO PÔSTER VÍDEO:

"Parabéns! Vocês acreditam que as brincadeiras devem ser livres ou orientadas por objetivos educacionais? Onde é o espaço para brincar - Durante a aula? Só na aula de educação física?"

Enviada em 29/10/2020 às 08:00:00 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigado!!! Acreditamos que as brincadeiras dentro do contexto escolar, ou seja, num processo de ensino e aprendizagem devem ser pautadas em objetivos, a fim de que atreladas a elas (as brincadeiras) seja possível aprender, ensinar e experienciar os conteúdos programáticos. Neste sentido, o espaço para brincar não é determinado, ou seja, todos os lugares, os "cantinhos", da escola são propícios para que esta ação lúdica, e em meu ponto de vista incrível, aconteça; ocorrendo, para tanto, durante a ela ou não, sempre que lhe for viável e integrante aos objetivos, não somente nas aulas de educação física, mas também."

Respondida em 29/10/2020 às 18:46:14 horas.




MARIA EDUARDA PARRA VALHEJO

"Meus Parabéns Gabriel! É lindo de ver como domina tanto o tema... Todo sucesso!"

Enviada em 30/10/2020 às 15:28:25 horas.




Mariana Rodrigues

"Parabéns pelo trabalho Gabriel! Esse tema é muito interessante, pois o brincar pode tornar o processo de aprendizagem mais cativante para o aluno. Em sua opinião, até qual idade seria adequado utilizar o brincar como uma forma de ensino ?"

Enviada em 29/10/2020 às 23:15:10 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigado Mariana!! Acredito que para o brincar não tem idade, pode ser utilizado em todos os contextos escolares para constituir uma aprendizagem, desde a educação infantial a EJA, a Universidades."

Respondida em 30/10/2020 às 11:24:31 horas.




ROZILDA JOSE PEREIRA BERTOLLI

"Parabéns, muito bom seu trabalho."

Enviada em 29/10/2020 às 22:37:58 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigado Rozilda!!"

Respondida em 30/10/2020 às 11:24:46 horas.




MARIA DO CARMO DE O NOGUEIRA

"Parabéns Gabriel!!!! Muito crescimento realizado!!"

Enviada em 29/10/2020 às 14:27:56 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigado Professora!!!! :)"

Respondida em 29/10/2020 às 18:46:31 horas.




MARIA DO CARMO DE O NOGUEIRA

"Parabéns Gabriel, show de trabalho!! De fato estamos precisando ensinar mesmo as habilidades Sócioemocionais desde a Infância, para que tenhamos pessoas melhores no mundo!!! Lidar com as emoções não é tarefa fácil!!! Obrigada por estarmos juntos neste trabalho!!"

Enviada em 29/10/2020 às 14:25:58 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigado Profª a você pela ajuda e dedicação!! Sim, precisamos, com certeza!!"

Respondida em 29/10/2020 às 18:47:16 horas.




LUCYELENA AMARAL PICELLI

"Passando por este trabalho para Parabenizar o Curso de Pedagogia - Presencial pelos temas abordados neste ano. Em especial ao nosso ex-aluno, sucesso profissional Gabriel.... "bora" dar continuidade nesse tema."

Enviada em 29/10/2020 às 13:23:11 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigado Professora!!! Tudo isso, sem dúvida, graças a vocês também!!"

Respondida em 29/10/2020 às 18:47:58 horas.




GUILHERME VIEIRA ALFARO

"Olá Gabriel, primeiramente eu gostaria de te parabenizar pelo seu trabalho!! Acredito ser muito pertinente este tema, partindo do ponto em que através do brincar, o professor possa cativar o aluno, tornando o processo de ensino/aprendizagem muito mais prazeroso. Você acredita que em nosso modelo de ensino atual, os professores conseguiriam utilizar a ludicidade alinhada a parte mais pragmática do ensino?"

Enviada em 29/10/2020 às 09:04:55 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Guilherme, muito obrigado pelo feedback!!! Em ângulos gerais não. Acredito que precisamos gerar muitas mudanças em nossa contexto atual, para que o brincar possa ser visto não como um "mero mata tempo", mas sim, como algo, que comprovado cientificamente, que gera e traz transformações, conhecimentos, desenvolvimentos na vida dos sujeitos, em especial de nossas crianças. Em aspectos mais específicos, o professor pode aos poucos ir mudando hábitos e costumes, às vezes estáticos, para trazer esse recurso formidável para o ambiente escolar sim."

Respondida em 29/10/2020 às 18:51:17 horas.