"Qual a eficiência desses antioxidantes naturais em comparação aos sintéticos em relação a aumentos de durabilidade de alimentos? A extração desses compostos é viável economicamente para utilização em larga escala?"
Enviada em 29/10/2020 às 10:40:01 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"Antioxidantes sintéticos são muito eficazes em relação a preservação de alimentos, porém, o seu uso têm sido limitado devido aos seus efeitos adversos em diferentes espécies de animais experimentais. Os efeitos toxicológicos incluem carcinomas no primeiro estômago de roedores após exposição ao BHA, por exemplo. Já os antioxidantes naturais são menos nocivos a saúde, além de nos proporcionar a possibilidade de utilizarmos as plantas tanto para aumentar o tempo de prateleira, quanto para temperos, como é o caso do orégano e manjericão. O primeiro passo sempre é descobrir se a planta em questão tem potencial antioxidante, posteriormente realizar a aplicação em alimentos, para ver o tempo de estabilidade, a finalidade, o sinergismo entre antioxidantes naturais e sintéticos, e até mesmo a sua substituição, diminuindo o uso das moléculas sintéticas.
A planta Achillea millefolium é uma erva daninha, que se reproduz durante todo o ano e em grande quantidade, sendo de baixo custo e fácil cultivo. Há também o fato de muitas indústrias se associarem a pequenos agricultores para fazer o cultivo destas plantas justamente para fins industriais"
Respondida em 30/10/2020 às 16:12:18 horas.