"Meus parabéns , muito rico este conteúdo .
Minha dúvida , como quebrar este prejulgamento que temos da zonas rurais ?
E como o Êxodo rural e a concentração de terra nas mãos de poucos, além de política ambientais falhas , como impactam nestas comunidades ?
Um grande historiador afira que a história é cíclica , e a exemplos na história que a humanidade se aglomera em cidades e depois acontece algum eventos , que faz com que muitos retornem pra a zona rural , vc acredita que possa ocorre essa possibilidade ?"
Enviada em 27/10/2022 às 12:16:04 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"O pré julgamento pode ser quebrado com um maior conhecimento sobre o assunto, visto que, é possível ver que existem ruralidades, ou seja, vários contextos de rural, diferentemente do que estamos acostumados quando se fala de zona rural. Além de que, existe uma grande importância em conhecer a realidade desses moradores para que possamos tirar conclusões sobre. Se as mídias fossem mais realistas nas informações que noticiam, a gente poderia se aproximar mais do conhecimento da realidade. Participar dessa pesquisa permitiu que nós conhecêssemos um pouco mais de coisas que agora nos parecem óbvias. Pena que isso é tão restrito. E é verdade, mesmo que viver e prover o próprio sustento na área rural representa um enorme desafio. O Brasil não é feito somente de agronegócio (apesar dele ocupar a maior parte das áreas produtivas). Tem muita gente que vive de extrativismo, agricultura familiar, agroecologia… e os desafios são muitos. Não encontramos nenhum autor que afirme que as políticas públicas voltadas ao campo atendam de fato as necessidades daqueles que vivem lá e que tiram o próprio sustento nessa relação. Sem contar as controvérsias que existem sobre o desenvolvimento tecnológico e a proteção do meio ambiente. É bem complexo mesmo. Pelo que temos lido, acredito que a história não é linear e que os ciclos são movidos pela economia e novas descobertas da humanidade. Pode ser sim que as pessoas migrem para a área rural e deixem as cidades mais esvaziadas, só não sei como penso que seria essa nova estruturação de vida. Imagino que seria bem diferente do que temos hoje.
"
Respondida em 28/10/2022 às 16:56:36 horas.