"Prezados autores, parabéns pelo trabalho.
Tenho alguns comentários e dúvidas, os quais seguem abaixo:
O apresentador cita como explicação para os resultados não significativos a degradação da molécula nematicida. Estudos prévios confirmaram a presença de alguma molécula nematicida neste extrato?
Foi realizada alguma análise da composição química do extrato?
É importante atentar para estes fato. Há uma suposição sobre o efeito nematicida, o qual não foi comprovado. Ademais, afirmar que a molécula lixiviou ou foi degrada requer conhecimento da presença desta molécula no extrato.
Outro ponto a ser considerado é o tipo de solvente utilizado no preparo no extrato. Recomenda-se testar solventes diferentes a fim de extrair, dos tecidos vegetais, a moléculas com características químicas distintas (polares e apolares).
Na opinião dos autores, qual seria a viabilidade da aplicação do extrato de capim amargoso, em grandes áreas de cultivo, caso a espécie tivesse apresentado potencial nematicida?
E quais seriam as alternativas para minimizar a dificuldade de adoção desta medida?
Muito obrigada!"
Enviada em 29/10/2020 às 08:00:00 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"Olá, obrigado pelo reconhecimento! Vamos às perguntas. - Bom, houve o controle do nematoide no teste in vitro, mas a molécula específica que causou a mortalidade dos nematoides não foi identificada, por motivos de ser apenas um trabalho de IC, com isso não houve tempo necessário para que o mesmo fosse feito, e também pelo fato de ser um trabalho mais simples, seria algo para se levar a uma pós. - Foram realizadas análises de compostos fenólicos do extrato, assunto esse que não foi tratado na apresentação devido ao tempo do vídeo. - Quanto a uma possível aplicação do extrato em campo, a vantagem seria a não agressão ao solo, e assim reduzindo o uso de produtos químicos. - No ponto de adoção da medida, seria necessário que houvessem mais estudos sobre a molécula, e registrá-la, afim de comercializar, por custos não tão elevados.
Agradeço comentários e dicas!"
Respondida em 30/10/2020 às 00:21:33 horas.