"Um tema muito importante no cenário atual! Sou aluna do 5º do curso de Direito da UNIPAR, e estou desenvolvendo um artigo em coautoria com um colega exatamente sobre essa tema. Infelizmente os povos indígenas, desde de 1500, estão as margens da sociedade e o governo pouco faz para que essa realidade mude.
No meu trabalho faço uma crítica sobre o atual sistema de saúde indígena (SESAI e a SASI) e a falta de estrutura e profissionais capacitados para atender esses povos. Trago, também, a ocorrência do dano existencial que o novo vírus pode causar a essas comunidades, considerando que a maior parte dos integrantes que detém todo o conhecimento sobre rituais, tradições e línguas indígenas, são os idosos, que estão no grupo de risco da doença, além de serem vulneráveis pelo fato de serem indígenas.
Eu afirmo no meu trabalho que os indígenas são povos biologicamente vulneráveis, isso com base na pesquisa bibliográfica que realizei, e percebi que no seu trabalho você afirma que isso é uma falácia, gostaria que você me explicasse isso melhor, porque historicamente muitos indígenas morreram de gripe e varíola, e entendo que você tenha mais propriedade sobre esse tema do que eu.
PARABÉNS PELO TRABALHO, ADOREI A EXPLICAÇÃO DO TEMA."
Enviada em 29/10/2020 às 09:28:36 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"De fato, os indígenas morreram de gripe e varíola, mas as mortes não decorreram em função da sua etnia, e sim pelo fato de tais agentes causadores de doença nunca terem tido contato anteriormente com essa população. Vale lembrar que anos antes a Europa viveu surtos de Varíola. No caso da covid, um vírus novo, temos que todas as populações são acometidas por ele. O enfoque maior nas comunidades indígenas se dá em função de fatores extrínsecos à sua biologia, sendo estes fatores de ordem social e econômica que trabalhei no resumo (e que evidenciando um quadro histórico de negligencia com essa população). Fiz um outro resumo expandido (para utilização interna da UFPE) com a mesma temática mas que trago mais dados (mais atuais) além de reforçar a participação e responsabilidade que algumas políticas públicas, especialmente as do atual governo federal tiveram nesse quadro. Meu e-mail: pedro.erico@ufpe.br (estou aberto ao diálogo!). Sucesso no seu artigo Clara!"
Respondida em 29/10/2020 às 20:27:46 horas.