VER TODOS OS TRABALHOS NESSA ÁREA

Engenharia Agronômica


4.2.2.36    PANORAMA DA PRODUÇÃO NACIONAL DE MARACUJÁ NO BRASIL – NÚMEROS DE PRODUÇÃO, CUSTO E RENTABILIDADE



Autores: Lucas Pereira da Silva, ANA CLÁUDIA DA SILVA MENDONÇA, BRUNA CRISTINA DE ANDRADE, CELSO MARTINS FRANÇA, GIOVANNA SERON, PRISCILA ANGELOTTI ZAMPAR




   Download do Resumo Expandido   

 

Comentários:




AVALIADOR DO PÔSTER VÍDEO:

"Lucas parabéns pelo trabalho e pela apresentação A fruticultura muito me interessa. Na sua opinião por que a cultura do maracujá não é muito explorada visto que a rentabilidade é alta? E quais são as barreiras para exportação que ainda são enfrentadas pelos agricultores brasileiros?"

Enviada em 29/10/2020 às 20:31:18 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Olá prezado, boa tarde. A fruticultura brasileira possui grande expressividade comercial, hoje no brasil, a produção de frutos de maracujá é uma das maiores quando comparamos entre os frutos produzidos aqui. Apesar da rentabilidade ser alta, não é em todas as áreas que pode-se ser produzidos os frutos, deve possuir todas as exigências edafoclimáticas necessárias para o cultivo. Outra observação é que, é difícil um produtor que produz monocultivos desista de plantar (soja-milho-trigo-algodão) para se adentar ao mercado da fruticultura, sendo uma questão mais econômica-social. Hoje, o aumento da produção de passifloraceas é recomendada para aqueles produtores locais, tais como agricultura familiar e médios produtores de HF. Outro gargalo para o aumento de produção são as barreiras de exportaçao, visto que grande maioria dos paises que compram o fruto possuim barreiras sanitárias rigorosas, e infelizmente moramos em um pais tropical, aqui doenças há de monte. Além disso, para houver um transporte entre paises, há a necessidade da adoção de cadeia fria, isso agrega valor ao produto, entretanto aumenta o preço de produção. São inúmeras questões que devem ser colocadas em pauta, não é apenas plantar, mas sim saber administrar para se chegar à números sólidos e lineares de produção. "

Respondida em 30/10/2020 às 14:49:22 horas.


Não há comentários para este Pôster Vídeo