VER TODOS OS TRABALHOS NESSA ÁREA

Psicologia


3.1.7.19    PSICOLOGIA DA ARTE E POLÍTICAS PÚBLICAS: CAMINHOS POSSIVEIS PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO



Autores: DOUGLAS WILLIAM ALVES, TATIANE SUPERTI




   Download do Resumo Expandido   

 

Comentários:




AVALIADOR DO PÔSTER VÍDEO:

"Parabéns por abordar esse tema, humanizar é preciso, que seja pela arte : ) Obrigada por compartilhar o seu conhecimento conosco."

Enviada em 29/10/2020 às 17:51:31 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Eu fico agradecido pelo retorno, obrigado!"

Respondida em 30/10/2020 às 10:25:09 horas.




AVALIADOR JÚNIOR:

"Por vezes, encontramos nas Políticas Públicas ações que visam a reprodução de técnicas, sem promover reflexão e transformação. Propor mudanças nessa lógica é essencial e nesse contexto a arte apresenta-se como um importante instrumento. Além de elogiar a relevância do tema, gostaria de parabenizar o domínio do assunto e a responsabilidade ao planejar uma intervenção, considerando as especificidades de cada Política Pública e, principalmente, visando a participação ativa do usuário."

Enviada em 29/10/2020 às 15:01:24 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Eu agradeço as considerações! É lindo poder trabalhar o potencial da arte em humanizar, ainda mais nestes espaços!"

Respondida em 30/10/2020 às 10:38:24 horas.




KETTLYN CARLA DE SOUZA

"Como é gratificante ver trabalhos como este! Parabéns douglas!"

Enviada em 30/10/2020 às 15:33:18 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito Obrigado, Kettlyn! Os trabalhos este ano estão maravilhosos!"

Respondida em 30/10/2020 às 16:04:16 horas.




ANY LOUIZE AIRES

"Trabalhos como esse revelam a beleza da Psicologia! Parabéns!!"

Enviada em 30/10/2020 às 14:12:08 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigado, Any. Vamos desvendo essa beleza da Psicologia!"

Respondida em 30/10/2020 às 16:05:34 horas.




CLARICE REGINA CATELAN FERREIRA

"Douglas! Que alegria e ver novamente em ambientes de pesquisa. Sua contribuição é sempre muito boa. Você a professora Tatiane organizaram um excelente trabalho!"

Enviada em 30/10/2020 às 13:50:59 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"É gratificante demais seu feedback, ainda mais por ter me iniciado nesta área de pesquisa! Eu só tenho a agradecer!"

Respondida em 30/10/2020 às 16:01:42 horas.




VALDINEY MARQUES DE OLIVEIRA

"Parabéns Douglas! Excelente tema a arte e políticas públicas. Por meio da arte há expressão e transformação. Aplicação ao contexto do SCFV foi show em sua fala, obrigado por estimular reflexão."

Enviada em 30/10/2020 às 10:15:07 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigado, Valdinei. A construção de projetos se inicia por reflexões, ficamos feliz em poder estimulá-la "

Respondida em 30/10/2020 às 10:42:12 horas.




HELOISA ANDRADE FERRARI

"Que trabalho mais lindo! Como a arte é importante nas nossas vidas, ainda mais desde pequenininhos. Parabéns, Douglas!"

Enviada em 30/10/2020 às 09:56:32 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigado, Heloisa. É sempre um prazer trazer a arte para discussão!"

Respondida em 30/10/2020 às 10:20:03 horas.




ANA CLARA FRANCOLIN TRENTO

"Tema muito bom e relevante, sempre bom lembrarmos da arte como caminho de transformação e como recurso, muito legal vocês relacionarem às políticas públicas! Estava com a mesma dúvida da Letícia mas vocês já responderam, parabéns!"

Enviada em 29/10/2020 às 09:52:11 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigado, Ana! Temos que levar a arte para todos os lugares!"

Respondida em 29/10/2020 às 10:29:58 horas.




EDUARDO MEZZAROBA WERLANG

"Um assunto sempre muito importante de ser explanado! Parabéns Doug!!! Que por meio da arte possamos superar o movimento reacionário de escolas militarizadas por exemplo."

Enviada em 29/10/2020 às 09:45:43 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigado, Du! Espero sim que a arte supere esse momento conservador que estamos vivendo"

Respondida em 29/10/2020 às 10:28:53 horas.




CAMILA BEATRIZ KLEIN

"Lindo Douglas!!! Que a mediação seja o caminho para a transformação dos nossos pequenos seres e, que eles possam ter acesso a arte e a cultura!"

Enviada em 29/10/2020 às 09:22:05 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigado, Camila, pelas palavras. Que a arte e a cultura faça parte do cotidiano de todos."

Respondida em 29/10/2020 às 09:29:46 horas.




Letícia Rodrigues de Oliveira

"Douglas gostei da proposta da sua pesquisa, mas gostaria de entender um pouquinho como a arte com essa proposta pode ser inserida em crianças do primário, sem que seja uma coisa ditada para ela, como seria desenvolvida na criança o pensamento pela arte proposta?"

Enviada em 29/10/2020 às 09:02:37 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Bom dia, Letícia. Na abordagem Histórico-Cultural, é desenvolvida a aprendizagem de acordo com a etapa de desenvolvimento que este indivíduo está. A segunda infância marcada pela atividade de jogo e atividade de estudo, na qual a criança se desenvolve através os jogos ou a brincadeira, ela se apropria do mundo concreto e operam atividades que permitem explorar o mundo adulto. Podemos utilizar a arte como resolução de contradições, dessa necessidade de explorar o mundo adulto, porém com as limitações de da criança. Assim como, indo além da apenas reproduções que são geralmente propostas a essas crianças neste período, deve-se apresentar obras artísticas que não façam parte do cotidiano dessas crianças, mediar novos significados a elas intencionam a reflexões que potencializem o desenvolvimento do pensamento, construindo também novas obras com elas para materializar seus desempenhos e reações diante o contato com a arte. Aqui se faz necessário a mediação do professor e a intencionalidade ao trazer uma obra para a sala de aula. Espero ter respondido sua pergunta."

Respondida em 29/10/2020 às 09:27:28 horas.