"Douglas gostei da proposta da sua pesquisa, mas gostaria de entender um pouquinho como a arte com essa proposta pode ser inserida em crianças do primário, sem que seja uma coisa ditada para ela, como seria desenvolvida na criança o pensamento pela arte proposta?"
Enviada em 29/10/2020 às 09:02:37 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"Bom dia, Letícia. Na abordagem Histórico-Cultural, é desenvolvida a aprendizagem de acordo com a etapa de desenvolvimento que este indivíduo está. A segunda infância marcada pela atividade de jogo e atividade de estudo, na qual a criança se desenvolve através os jogos ou a brincadeira, ela se apropria do mundo concreto e operam atividades que permitem explorar o mundo adulto. Podemos utilizar a arte como resolução de contradições, dessa necessidade de explorar o mundo adulto, porém com as limitações de da criança. Assim como, indo além da apenas reproduções que são geralmente propostas a essas crianças neste período, deve-se apresentar obras artísticas que não façam parte do cotidiano dessas crianças, mediar novos significados a elas intencionam a reflexões que potencializem o desenvolvimento do pensamento, construindo também novas obras com elas para materializar seus desempenhos e reações diante o contato com a arte. Aqui se faz necessário a mediação do professor e a intencionalidade ao trazer uma obra para a sala de aula.
Espero ter respondido sua pergunta."
Respondida em 29/10/2020 às 09:27:28 horas.