VER TODOS OS TRABALHOS NESSA ÁREA

Engenharia Agronômica


4.2.2.38    APLICAÇÃO DE FILTRADOS DE Pleurotus spp. NO CONTROLE DE Meloidogyne javanica NA CULTURA DA SOJA  



Autores: Maria Claudia Guimarães Carpi, GLAUCIA LETÍCIA SETE DA CRUZ, JOAO HENRIQUE RODRIGUES DOS SANTOS, ENIO AMADO MARTIN, SIMONE DE MELO SANTANA GOMES, CLAUDIA REGINA DIAS ARIEIRA




   Download do Resumo Expandido   

 

Comentários:




AVALIADOR DO PÔSTER VÍDEO:

"Parabéns pela apresentação e trabalho. Por que foi escolhido o Pleurotus. Qual a hipótese para que o filtrado não tenha sido eficiente?"

Enviada em 29/10/2020 às 20:09:44 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

""Boa noite. Muito obrigada. O fungo Pleurotus foi escolhido porque é um fungo com características que controlam o desenvolvimento populacional de fitonematoides, que são vermes microscópicos de solo que penetram na raíz ou na parte aérea das plantas e se hospedam ali, se alimentando, se multiplicando deixando a planta debilitada, dificultando seu desenvolvimento, diminuindo sua produtividade, além de abrir portas para outros patógenos, causando prejuízos aos agricultores e na área contaminada também. Os fitonematoides quando são encontrados presentes em uma área, não são erradicados 100%, porque não há uma solução que acabe com eles totalmente, apenas conseguimos controlar a população para que não se multipliquem, e fungos são utilizados nesse controle com resultados eficientes, podendo Pleurotus ser um desses fungos utilizados podendo ser futuramente utilizado como princípio ativo em produtos para esse controle. A hipótese para que o filtrado não tenha sido eficiente é porque o filtrado, extrato do ME onde foi crescido o micélio dos fungos, substrato de alimento e crescimento dos isolados de Pleurotus diminuem o efeito de seus metabólitos quando se encontra mais diluído, a metodologia utilizada pode não ter sido eficiente, já que trabalhos em casa-de-vegetação podem ter sidos alterados devido a temperatura, umidade, além do que a massa micelial do fungo, ou seja, nos micélios do fungo encontra-se o metabólito com o efeito nematicida mais concentrado, porém mais demorado de ser produzido devido às dificuldades de multiplicação em laboratório."

Respondida em 29/10/2020 às 21:05:42 horas.




ANA DANIELA LOPES

"Parabéns pelo trabalho e apresentação, Maria! Tema muito interessante. Sucesso na condução da pesquisa. :)"

Enviada em 30/10/2020 às 16:11:17 horas.




Enio Amado Martin

"Show, Maria. Parabéns pela apresentação!"

Enviada em 30/10/2020 às 00:35:06 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada Ênio!"

Respondida em 30/10/2020 às 10:53:22 horas.




Glaucia Leticia Sete da Cruz

"excelente trabalho Maria, parabéns."

Enviada em 29/10/2020 às 18:04:47 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Boa Noite Glaucia Muito obrigada."

Respondida em 29/10/2020 às 20:41:29 horas.




Beatriz de Almeida e Silva

"Parabéns, Maria Claudia! Você sabe me dizer como o Pleurotus pode controlar o nematoide? Se já temos essa reposta na literatura?"

Enviada em 29/10/2020 às 14:17:12 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Boa tarde, Beatriz. Na literatura, há poucos trabalhos encontrados com o fungo Pleurotus no controle de fitonematoides, mas há estudos com resultados positivos no controle dos nematoides, diminuindo a densidade populacional. Foi evidenciado que o fungo Pleurotus ataca o nematoide, e libera uma toxina que ao entrar em contato com o nematoide, o paralisa em menos de 30 segundos, diminuindo consideravelmente de tamanho a região da cabeça, inchando o corpo, com o fungo entrando por todos os orifícios encontrados parasitando o nematoide, esse é o modo de ação do fungo. No controle biológico, o fungo deve possuir várias características, atributos necessários para ser classificado como agente de controle de fitonematoides para ser testado, aprovado e comercializado com eficiência e qualidade, dessa forma, o fungo Pleurotus necessita de mais estudos, pesquisas, testes que comprovem seu potencial considerando a boa preservação da planta, da área com qualidade e produtividade dimuinuindo a densidade populacional dos nematoides. "

Respondida em 29/10/2020 às 17:45:41 horas.