"Bom dia, Izabela! Meus parabéns pelo trabalho!! Gostaria de saber se seu grupo de pesquisa pretende verificar outros fatores da linha de abate que possam influenciar em perdas para o produtor e para a indústria. Parabéns pelo trabalho e pela apresentação!"
Enviada em 29/10/2020 às 11:28:10 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"Bom dia Isabela, muito obrigada!
Pretendemos sim analisar outros fatores que possam aumentar os níveis de perdas, tanto para o setor industrial como para o produtor.
- O manejo pré-abate é de extrema importância para evitar perdas para ambos os setores, uma vez que quando ele é realizado de forma inadequada pode gerar perdas como: perda de peso excessiva devido ao tempo de jejum, contusões pelos procedimentos de apanha e transporte, estresse térmico devido ao transporte (o qual é um dos grandes fatores que levam as perdas), entre outros. Além disso, o manejo pré-abate tem grande impacto no bem-estar dos animais, então é fundamental que o mesmo seja realizado seguindo todos os protocolos estipulados para assegurar o bem-estar dos animais e reduzir as perdas para os setores (indústria e produtor).
- Já na indústria, pretendemos analisar fatores que possam auxiliar nas reduções dos níveis de contaminação bacteriana durante algumas etapas do abate, diminuindo assim as perdas por condenações das carcaças.
Obrigada!"
Respondida em 29/10/2020 às 12:06:07 horas.