"Parabéns pelo trabalho!!!
Uma vez identificado essa alteração genética, qual seria o tratamento indicado para os casos em que a obesidade é devido a essa alteração genética?"
Enviada em 29/10/2020 às 14:31:08 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"Obrigado!!!
Uma vez confirmada a alteração genética, existem variadas formas de tratamento. Há indicações medicamentosas, a partir de agonistas dos receptores de Melanocortina 4, os quais são capazes de ativar e aumentar a atividade dos receptores, como é o caso do setmelanotídeo. Além disso, há intervenções cirúrgicas capazes de inibir a via da geração do apetite, e que também reduzem a ingesta alimentar.
Outrossim, efeitos advindos de mudanças na alimentação e da prática de atividade física também foram relatados como promissores no tratamento da obesidade de origem genética, podendo abordar inclusive a epigenética.
Vale lembrar que os tratamentos são altamente específicos e para uma pequena parcela da população, apresentando portanto um grande benefício ainda em potencial, e que lentamente se desenvolve na ciência associados à Medicina Personalizada."
Respondida em 29/10/2020 às 20:16:11 horas.