"Bom dia. Excelente trabalho.Todos os alunos questionados são exclusivamente cisgênero? É interessante de se ver os números e reparar a quantidade elevada de mulheres no ensino superior. Dando uma olhada no IBGE, percebemos que ainda que tenham mais estudo, são as mesmas que recebem menos no mercado de trabalho.
Ainda, em relação ao estresse, penso se as rotinas em casa, geralmente destinadas as mulheres, poderiam ser um fator estressor contribuinte que se estende na chegada ao ambiente universitário.
Ademais, ótima pesquisa."
Enviada em 29/10/2020 às 09:40:22 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"Bom dia, muito obrigada pela devolutiva!
Em relação a sua pergunta, acredito que todos os universitários são cisgênero, pois no formulário tinha a opção de colocar outros gêneros, porém quando analisamos as respostas ninguém havia selecionado essa opção.
Ótima reflexão sobre a questão salarial entre as mulheres, onde acabam exercendo a mesma função, mas o salário é inferior quando comparado ao dos homens e também sobre a rotina das mulheres, sendo que as mesmas realizam, muitas vezes, dupla e/ou tripla atividades no decorrer do dia o que pode estar relacionado ao aumento do estresse nessa população, mas acredito que devemos pesquisar mais sobre essa temática."
Respondida em 29/10/2020 às 11:31:26 horas.