VER TODOS OS TRABALHOS NESSA ÁREA

Medicina Veterinária


1.1.7.12    PREVALÊNCIA DA IMUNODEFICIÊNCIA VIRAL FELINA E LEUCEMIA VIRAL FELINA EM UMA CLÍNICA VETERINÁRIA ESPECIALIZADA



Autores: ANA CLAUDIA DE SOUZA ANDRADE, DANIELA DIB GONCALVES , YASMIM CECHIM, ALANA HERCULANO DOS SANTOS, ISADORA SCHENEKEMBERG VANDRESEN, PATRÍCIA DIANA SCHWARZ




   Download do Resumo Expandido   

 

Comentários:




AVALIADOR DO PÔSTER VÍDEO:

"Parabéns por sua apresentação e escrita do trabalho. Por que uma das doenças não há vacinação? Qual a justificativa? Em termos práticos é comum os tutores de gatos fazerem a avaliação da presença dessas doenças? A positividade de um animal para uma ou ambas as doenças já indica que o animal está doente? Ou o animal pode ser positivo e nunca desenvovler sinais clínicos?"

Enviada em 29/10/2020 às 08:00:00 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Bom dia! Obrigada pela avaliação e questionamentos. A FIV não tem ainda uma vacina eficaz. Existe uma vacina que é utilizada nos USA, mas sua eficácia ainda é controversa, feita com dois tipos virais não detectados no Brasil e em outros países e por esse motivo, só é comercializada naquele local. Atualmente há uma busca crescente por parte dos tutores para avaliação de ambas às doenças e busca por prevenção. A positividade de um ou ambos os vírus nos animais indica que eles são portadores, mas não obrigatoriamente gatos doentes. Em termos gerais, em algum momento de suas vidas irão manifestar a doença, mas qual é exatamente esse momento, não temos como precisar, por isso podem haver gatos que mesmo portadores vivam a vida toda sem manifestar as doenças ou serão manifestadas já no final da vida (mais comum acontecer com o FIV que com o FeLV)."

Respondida em 29/10/2020 às 10:54:27 horas.




REGIANE PEREIRA BAPTISTA DA SILVA

"Excelente apresentação! Hoje como é o protocolo padrão de vacinação nos felinos?"

Enviada em 29/10/2020 às 16:46:47 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Oi, Regiane! Obrigada pelo comentário e pelo questionamento. Esse é um assunto muito discutido entre clínicos de felinos do Brasil e do mundo. O protocolo sugerido pela WSAVA ainda é de que a vacinação essencial é feita com a tríplice + raiva. Porém, no Brasil a ABFel se posiciona como sendo a quíntupla uma vacina essencial para nosso país, devido ao grande número de felinos positivos para FeLV. De modo geral, usamos orientar que cada caso deve ser avaliado individualmente."

Respondida em 29/10/2020 às 17:46:15 horas.




Maria Leticia da Silveira Ames

"Excelente trabalho, Parabéns!!"

Enviada em 29/10/2020 às 15:42:16 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada!!!"

Respondida em 29/10/2020 às 16:25:13 horas.




Luisa Faria Kyprianou

"A FIV é uma infecção mais branda que a da FeLV? Otimo trabalho!"

Enviada em 29/10/2020 às 10:21:44 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Não mais branda, mas sim mais lenta. Obrigada pela avaliação! "

Respondida em 29/10/2020 às 10:56:10 horas.