VER TODOS OS TRABALHOS NESSA ÁREA

Psicologia


3.1.7.6    TRABALHO E DEFICIÊNCIA: UM OLHAR A PARTIR DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS  



Autores: Ana Luíza de Ávila Ribeiro Simões, REGIANE CRISTINA DE SOUZA FUKUI




   Download do Resumo Expandido   

 

Comentários:




AVALIADOR DO PÔSTER VÍDEO:

"Olá autores! Parabéns, excelente pesquisa e exposição."

Enviada em 30/10/2020 às 09:51:36 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Olá, muito obrigada pelo feedback!"

Respondida em 30/10/2020 às 15:41:51 horas.




Beatriz Dutra Rosa

"Incrível apresentação Ana Luíza, uma discussão de fato muito pertinente. Foi muito marcante pra mim entrar em contato com essa relação de centralidade do trabalho na constituição da identidade, bem como refletir sobre a constituição da identidade para essas populações que sofrem um processo de exclusão. Parabéns pelo trabalho!"

Enviada em 30/10/2020 às 14:20:29 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada pelo retorno, fico muito contente pelo comentário e que tenha sido marcante para você, acredito justamente que a importância dessa pesquisa se dá por conta do trabalho se encontrar como um papel central na constituição da personalidade, o que nos leva a esses questões sobre as pessoas socialmente consideradas excluídas e os impactos nos processos de subjetivações que podem ocorrer. "

Respondida em 30/10/2020 às 15:50:46 horas.




LAIANY MAIARA QUIRINO DE PAULA

"Muito bom, Ana Luiza! Gosto da forma que conduz suas reflexões na apresentação, meus parabéns!!"

Enviada em 30/10/2020 às 10:45:24 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada, Laiany, fico muito feliz com o seu comentário e feedback! "

Respondida em 30/10/2020 às 16:01:05 horas.




Luana Jaime Alves

"Parabéns pela exposição Ana Luíza! É muito importante a discussão sobre a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Conversei com uma profissional da psicologia que me contou sobre a dificuldade de fazer um processo de recrutamento e seleção com PCH, e a dificuldade de fazer essa inclusão mesmo, tanto no processo de seleção quanto no trabalho executado de fato pela pessoa quando esta for contratada. De que forma você acha que a gente poderia melhorar isso? Não só o processo mas também o entendimento da equipe para incluir essa pessoa, para não afastar ou discriminar. De que forma podemos atuar visando uma qualidade de vida no trabalho para essa pessoa?"

Enviada em 29/10/2020 às 11:50:14 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada pelo retorno Luana! Acredito que essas perguntas são muito importantes, e um tanto complexas de serem respondidas. Em um primeiro momento devemos nos voltar para a democratização das informações sobre PCDs, a fim de sairmos dos estigmas e preconceitos que infelizmente ainda estão presentes em nossa sociedade, assim como saber dos direitos garantidos pela constituição. De uma maneira mais ampla, a inclusão começa no meio familiar, perpassando pela escola e o mundo do trabalho. Assim, ao nos voltarmos para o mundo do trabalho, é importante sairmos da lógica taylorista-fordista de adaptar a pessoa ao trabalho, ou a lógica toyotista que implica na culpabilização dos sujeitos nos ambientes de trabalho, colocando sempre o sujeito como principal. Devemos ter em mente um ambiente preparado, mas principalmente, acredito que na democratização do conhecimento a esse respeito, entendendo a pessoa antes da deficiência. "

Respondida em 30/10/2020 às 16:24:56 horas.




Bianca de Carvalho Archillia

"ótima exposição, além de clara nos leva a diversos questionamentos sobre a importância do trabalho para o sujeito representar-se socialmente, e tendo em vista essa importância, devemos repensar como fica essa relação quando se trata da pessoa com deficiência. Relacionar a deficiência com o trabalho é mais que necessário na sociedade atual, parabéns pela pesquisa Ana Luíza!"

Enviada em 29/10/2020 às 10:31:12 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada Bianca, fico muito feliz com o seu retorno. A luta das pessoas com deficiência em prol da equidade social ocorre já a algum tempo, e já tem algumas conquistas importantes. Infelizmente, ainda é um caminho longo e árduo, e mesmo com os direitos conquistados, existem constantes embates para uma maior fiscalização e cumprimento destes. Acredito que através da pesquisa e divulgação dos resultados, podemos de alguma forma ampliar o debate a respeito do tema auxiliando nessa causa. "

Respondida em 30/10/2020 às 16:00:05 horas.