VER TODOS OS TRABALHOS NESSA ÁREA

Arquitetura e Urbanismo


3.2.2.9    PAISAGISMO EM AMBIENTES ESCOLARES: UM ESTUDO DE CASO EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CMEI) DA CIDADE DE NOVA ESPERANÇA DO SUDOESTE – PR



Autores: GREICE QUELI VITORETI, ALANA CALEGARI, LARISSA CRISTINE GALLAS WERLE, MICHELLE STRUB, MONICA APARECIDA GONCALVES SCATOLA




   Download do Resumo Expandido   

 

Comentários:




AVALIADOR DO PÔSTER VÍDEO:

"Bom trabalho!"

Enviada em 29/10/2020 às 16:07:13 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada! "

Respondida em 29/10/2020 às 16:12:00 horas.




AVALIADOR JÚNIOR:

"Parabéns, ótima explicação!"

Enviada em 29/10/2020 às 10:59:33 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada! "

Respondida em 29/10/2020 às 12:20:22 horas.




ALICE VISNIESKI GOTARDO

"Escolha muito interessante do tema. Com certeza se essa consciência ambiental fosse estimulada desde cedo a nossa realidade de degradação poderia ser transformada em preservação. Um ótimo caminho a ser adotado. Parabéns."

Enviada em 30/10/2020 às 15:09:52 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada por sua consideração Alice!!!"

Respondida em 30/10/2020 às 15:33:19 horas.




AMANDA MARCIANO

"Ótimo trabalho! Uma pena os orgãos responsáveis não terem tanto interesse nesse tema, mas (digo isso por experência) percebo que isso também acontece nos próprios profissionais que atuam dentro dos CMEIs, uma reorientação e reeducação do tema seria interessante e pertinente ao momento. Parabéns."

Enviada em 30/10/2020 às 13:23:55 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada Amanda! Grata pela sua colaboração. Realmente, as pessoas em um geral não tem conhecimento sobre os benefícios que o paisagismo pode trazer, ainda mais conceituado a educação ambiental. "

Respondida em 30/10/2020 às 13:32:41 horas.




TATIANA QUEIROZ BARDI AUGUSTO

"Bom dia! Parabéns pela tua pesquisa e apresentação!! Tua proposta foi bem pertinente porém sempre temos que ter uma contrapartida pelo gestores da escola e pela comunidade em geral. Esta arquitetura sensitiva esta diretamente relacionado as conceitos da Biofilia, a qual seria bem interessante para a complementação de seu trabalho. Mas independente, seu tema é muito pertinente e seu trabalho ficou muito bom! Entretanto, qual foi a maior dificuldade encontrada em sua pesquisa?"

Enviada em 30/10/2020 às 10:04:48 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Bom dia! Muito obrigada Tatiana! Biofilia realmente é uma área muito interessante para conceituarmos na educação ambiental com as crianças. Obrigada pela pontuação, é muito válida! Respondendo sua pergunta, a maior dificuldade encontrada na pesquisa foi encontrar plantas e materiais que se qualificam ao ambiente infantil."

Respondida em 30/10/2020 às 10:20:38 horas.




EDUARDA WELTER GARBOZZA

"Parabéns pelo trabalho!"

Enviada em 30/10/2020 às 09:00:09 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada Eduarda! "

Respondida em 30/10/2020 às 09:14:50 horas.




DANIELA DE CARVALHO BENNEMANN

"Parabéns pelo seu trabalho, muito interessante esse tema!"

Enviada em 29/10/2020 às 20:49:18 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada Daniela! "

Respondida em 30/10/2020 às 08:28:29 horas.




WILLIAN FERRAZ RIBEIRO

"Parabens pelo desenvolvimento do trabalho."

Enviada em 29/10/2020 às 14:38:10 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada!"

Respondida em 29/10/2020 às 14:49:57 horas.




Carolina Majoni de Oliveira

"muito bom!"

Enviada em 29/10/2020 às 14:31:11 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada!"

Respondida em 29/10/2020 às 14:50:10 horas.




MILLENA CARREIRO GRECO DE ALMEIDA

"Parabéns pelo trabalho. Abordagem muito importante."

Enviada em 29/10/2020 às 11:26:39 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada Millena! "

Respondida em 29/10/2020 às 12:20:47 horas.




THAYANA GOMES PINHEIRO

"Bom dia Greice, a temática e abordagem de sua linha de pesquisa é realmente muito interessante! Em relação a seleção de espécies para compor a horta, esses vegetais seriam posteriormente integrados ao cardápio das crianças que frequentam o CMEI?"

Enviada em 29/10/2020 às 10:06:15 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Bom dia Thayana, obrigada pela consideração. Com certeza seriam sim! mais uma forma de educar ambientalmente as crianças, mostrando para elas que cuidar da natureza pode ser uma forma de alimentação saudável e orgânica, podendo levar esse aprendizado para o resto de suas vidas! "

Respondida em 29/10/2020 às 10:15:11 horas.




FABRICIO BALESTRIN

"Parabéns Greice. Muito legal a abordagem e muito interessante."

Enviada em 29/10/2020 às 09:39:03 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada professor! "

Respondida em 29/10/2020 às 09:40:03 horas.




FABRICIO BALESTRIN

"Parabéns Greice."

Enviada em 29/10/2020 às 09:38:09 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada professor! "

Respondida em 29/10/2020 às 09:40:20 horas.




LUIZ FERNANDO ABATI MIRANDA

"Oi bom dia! Parabéns pela sua apresentação. Gostaria de perguntar se com essa iniciativa se pretendem adotar em outros CMEIS? Se pretendem por as crianças mexer na terra criando suas próprias mudas para doarem para a comunidade?"

Enviada em 29/10/2020 às 09:04:49 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Bom dia! muito obrigada Luiz. Seria muito legal levar a educação ambiental conceituada ao paisagismo para diversos CMEIS, entretanto, essa iniciativa não cabe só a nós. Essa ideia de colocar as crianças mexer na terra para criarem suas mudas e distribuírem a comunidade justamente é o lema principal da educação ambiental, então sim, pretendemos. No nosso projeto, temos um espaço para plantação de girassóis, mas pode ser ampliada a ideia. Agradeço pela sugestão! "

Respondida em 29/10/2020 às 09:26:34 horas.




MARIANA GIACOBBO

"Bom dia, adorei a apresentação, parabéns. Você poderia citar algumas espécies que podem/foram utilizadas no jardim sensorial e horta? Imagino que deve ter havido uma preocupação diferenciada, tendo em vista a idade das crianças e suas vontades de experimentar tudo."

Enviada em 29/10/2020 às 08:31:08 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Bom dia! Obrigada pela consideração! No jardim sensorial utilizamos elementos como areia, pedras (sem pontas), madeira e outros. Já na horta, ervas aromáticas, cenouras e beterrabas com a intenção das crianças manterem essa curiosidade pelas raízes da terra, além de saladas e temperos verdes para alimentar a cozinha do CMEI. "

Respondida em 29/10/2020 às 08:40:20 horas.




MARIANE ADRIANA SEHN

"Bom dia! Muito interessante e válida a abordagem. Durante a pesquisa, você identificou qual o principal motivo da "falta" nos ambientes escolares de projetos de paisagismo?"

Enviada em 29/10/2020 às 08:13:08 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Bom dia! Obrigada pela consideração. Neste CMEI percebemos que a inexistência do projeto paisagístico se deu pela falta de interesse de órgãos públicos e o desconhecimento pelos benefícios que o paisagismo pode trazer as pessoas que convivem no local. ""

Respondida em 29/10/2020 às 08:21:49 horas.