"Olá Felipe e Elaine, tudo bem?
Gostei muito de seu trabalho, acredito que ele é de grande importância no desenvolvimento de próteses mecânicas e vai causar uma revolução aos PNE's, porém eu tive algumas dúvidas em relação a alguns termos, acredito que não havia espaço o suficiente no resumo para explicá-los. As minhas dúvidas seguem abaixo:
1ª - O que seria a eletromiografia e o sinal mioelétrico?;
2ª - Qual a diferença entre uma mão robótica e uma mão biônica?
3ª - O que seria uma época para a rede neural? Seria o mesmo que iteração para um cálculo?
4ª - Por quê valores muito baixos demonstram que o treinamento alcançou os resultados desejados? Esta parte está no seu resumo, ao final dos Resultados;
5ª - O conceito de entropia aqui está associado à entropia da termodinâmica?
Agradeço sua atenção."
Enviada em 29/10/2020 às 14:18:06 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"Muito obrigado!
Respondendo às perguntas:
1 - A eletromiografia é uma técnica que permite fazer a avaliação e diagnóstico da função muscular, possibilitando detectar problemas nervosos ou musculares, a partir da leitura dos sinais mioelétricos que são sinais elétricos que são liberados pelos musculares. Isso permite a coleta de informações sobre a atividade muscular, utilizando eletrodos ligados a equipamentos que fazem o registro desses sinais.
2 - Uma mão robótica e uma mão biônica são a mesma coisa, possuindo a finalidade de realizar a reabilitação do paciente para que este possa realizar as mesmas funções que realizava com uma mão orgânica natural.
3 - Uma época é um ciclo do programa através dos exemplos que foram utilizados por meio das bases de dados para o treinamento. Essas épocas se repetem até que seja alcançado um determinado critério de parada.
4 - Valores muito baixos indicam que o erro do treinamento foi muito baixo, o que significa que os resultados reais do treinamento foram próximos aos resultados desejados que são previstos pela rede neural.
5 - O conceito de entropia abordado aqui trata-se sobre a entropia cruzada, que é a quantificação da diferença entre duas distribuições de probabilidade, onde temos uma probabilidade considerada "verdadeira", onde essa probabilidade se aproxima do desejável, e uma probabilidade errada ou distante. Trata-se de uma das funções de perda mais comuns em redes neurais. "
Respondida em 29/10/2020 às 15:09:28 horas.