"Bom dia Beatriz, primeiramente parabéns pelo seu trabalho, gostei bastante.
Tenho duas dúvidas, uma é em relação com o comportamento desse composto no solo, visto que esse inibidor da Acetilcolinesterase precisa entrar em contato com o nematoide, você acredita que esse composto pode ser pulverizado sobre o solo?
E a outra é referente a um potencial uso desse composto como um bioinseticida. Você acredita nessa possibilidade?"
Enviada em 29/10/2020 às 11:11:49 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"Bom dia, Vinicius. Muito obrigada!
O comportamento desse extrato no solo deve ser estudado, pois, ele foi avaliado em condições de laboratório, in vitro, e como no solo nós não temos fatores isolados, temos geralmente, uma comunidade de microrganismos, talvez o composto tenha uma ação diferente, ele pode ser degradado pela ação de outro organismos e não ter efeito sobre o nematoide. Além disso, o extrato pode vir a causar fitotoxidez nas plantas.
Em relação a forma de utilização, acredito que aplicação em sulco de plantio seria uma boa alternativa para começar a se estudar o comportamento deste composto.
O potencial do ácido rosmarínico é sim interessante como bioinseticida, devido a capacidade de inibição da enzima, sendo que este modo de ação já se encontra em produtos químicos. Acredito sim que seria algo promissor para se trabalhar.
Temos várias questões ainda para serem respondidas.
Muito obrigada pelas dúvidas, com certeza elas acrescentaram muito para os próximos trabalhos! "
Respondida em 29/10/2020 às 11:27:04 horas.