"Bom dia! O coronavírus não causaria uma infecção espécie-específico? O PCR foi capaz de detectar o vírus específico humano no animal?"
Enviada em 29/10/2020 às 08:39:33 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"Boa noite Isabela, tudo bem? Responde as suas perguntas, Os membros da grande família Coronaviridae tendem a ser espécie-específicos e podem causar doenças respiratórias, gastrintestinais, hepáticas, renais e neurológicas em diferentes espécies animais, como cães, gatos, bovinos, suínos, equinos, aves e inclusive em seres humanos.
No caso do cão testado como fraco positivo para o SARS-CoV-2, onde o sequenciamento genético encontrado no cão e nas pessoas próximas a ele que foram confirmadas infectadas, e as sequências virais foram muito semelhantes, indicando que o vírus se espalhou entre as pessoas do ambiente domiciliar e consequentemente, pode ter infectado o cão. Outra informação relevante é que esse cão não apresentou sinais clínicos característicos da doença e possivelmente, não passou a ser considerado uma fonte de contaminação para outros animais ou seres humanos.
"
Respondida em 29/10/2020 às 21:53:24 horas.