"Tema interessante, porém fiquei em dúvidas em relação a ação terapêutica na esquizofrenia, uma vez que tal patologia tem como característica as alucinações, que por sinal causa muito sofrimento ao paciente psiquiátrico. AYAHUASCA não seria prejudicial ja que ela é um alucinógico ? não iria potencializar os sintomas de alucinação?
outro ponto que me chamou atenção é em relação terapia psicológica, e o " auto conhecer " qual fundamento cientifico ? que profissional esta habilitado para assistência a pessoas que fazem o uso da AYAHUASCA?"
Enviada em 29/10/2020 às 11:44:51 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"Muito interessante sua pergunta. Sim, a prática do ayahusca não é recomendada para paciente esquizofrênicos por poder desencadear surtos psicóticos ou aumentar os episódios alucinatórios. O que se tem descoberto, é que o uso regular do chá a longo prazo realiza uma modulação do sistema de serotonina cerebral, mais especificamente no aumento da densidade de transportadores de serotonina nas plaquetas e no cérebro. A esquizofrenia é uma doença multifatorial, cujo os mecanismos exatos que levam o paciente até um quadro esquizofrênico não estão claramente elucidados, contudo sabemos que há um papel do defcit serotonérgico no processo fisiopatológico da doença. O que se conclui então é que futuramente seja possível extrair o principio ativo que atua na modulação do sistema serotonina cerebral para criar um fármaco que possa auxiliar no tratamento das doenças relacionadas a esse problema, dentre elas a esquizofrênia.
As alucinações causadas pelo ayahuasca faz com que conflitos internos do usuários venham a tona, possibilitando uma visão "de fora" deles por que está passando pela experiência; gerando assim problema um dito auto conhecimento. Todas essas conclusões "existenciais" tiradas do uso do chá possuem fundamento no relatos de diversos usuários, apesar de conhecer as limitações geradas por conclusões tiradas a partir de relatos individuais, essas experiências são relatadas por diversas usuários de diferentes locais, tempos e condições culturais e econômicas.
Por se tratar de uma prática religiosa, há habilitação profissional para auxiliar a pessoas que fazem o uso do ayahuasca, sendo a assistência feita por um líder religioso.
O objetivo de meu trabalho não foi focar no auto conhecimento causado pelo uso da substância, mas apenas uma visão geral sobre o tema se quer se aprofundar no assunto recomendo o livro: The Therapeutic Use of Ayahuasca, da editora Springer.
Abraço
"
Respondida em 29/10/2020 às 12:26:36 horas.